quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

QUESTÕES DE ESTÉTICA DA LITERATURA (120)

McLuhan
3.8.1. - A "Galáxia de Gutenberg" e a comunicação literária.

É bem pouco o que desse capítulo nos interessa para a questão da estética. Mesmo assim, transcrevo a seguir alguns trechos que nos ajudam no entendimento da questão.
O autor faz inicialmente a distinção entre a literatura escrita a mão, na Idade Média, e o advento da impressão. Surgem, segundo ele, outros atores do processo, antes inexistentes, como: o impressor, o editor, e o livreiro. E o resultado, muito mais sociológico do que estético, é a imensa ampliação do público leitor.
E outros fenômenos, então, vêm germinando e crescendo até os dias atuais.

"Sob a pressão da 'indústria cultural' e da 'comunicação de massas' manipulada pelo poder monopolista do Estado ou pelos oligopólios económico-financeiros, o próprio conceito de 'opinião pública' tende a dissolver-se sociopsicologicamente e a converter-se, cada vez mais, numa ficção do direito público."
E não é preciso ir muito longe para sentir até que ponto a "opinião pública" reproduz aquilo que os oligopólios da mass media querem que ela reproduza.
Mas nem tudo é negativo com a introdução da tecnologia nos meios de comunicação:
"... e provocando muitas vezes, na sequência da difusão de tais adaptações, um considerável incremento da leitura dos textos literários originais."
Como se tem afirmado repetidamente aqui, não se pode comparar um texto literário a qualquer outra manifestação artística que dele parta, pois, por exemplo, no caso de um filme baseado em um romance, são estéticas específicas que os devem julgar. Não cabendo, portanto, qualquer comparação entre tais objetos artísticos. Apesar disso, pode haver uma espécie de efeito sinergético, com o benefício da maior difusão de ambos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

http://twitter.com/Menalton_Braff
http://menalton.com.br
http://www.facebook.com/menalton.braff
http://www.facebook.com/menalton.braff.escritor
http://www.facebook.com/menalton.para.crianças