quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

QUESTÕES DE ESTÉTICA DA LITERATURA (126)

Ainda a questão da leitura. Trando-se da legibilidade:

a) Sendo por alguma razão reduzida a área de intersecção dos policódigos (do texto e do leitor), a legibilidade se verá reduzida, ou mesmo anular-se.

b) O distanciamento dos policódigos (do texto e do receptor) no plano sincrônico, por exemplo, a recepção de textos vanguardistas por receptores não familiarizados com o experimentalismo; mas também ocorre no plano diacrônico com leitores historicamente distanciados do momento da enunciação.

c) Quanto mais distantes no tempo estiverem emissor (e seu texto) e os receptores, tanto mais numerosos e profundos serão os desencontros entre os policódigos.

d) O sistema modelizante primário dentro do qual o texto foi produzido, com o tempo passa por transformações mais ou menos profundas, dificultando sua decodificação.

e) Os códigos fônico-fítmico, métrico, estilístico, técnico-compositivo e semântico-pragmático com o passar do tempo sofrem transformações, e por obsolência histórica de suas normas e convenções, provocarão dificuldades e lacunas na compreensão do texto.
Cabe então à filologia restabelecer aspectos dos códigos em que o texto foi vazado para evitar leituras arbitrárias dos receptores com dificuldades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

http://twitter.com/Menalton_Braff
http://menalton.com.br
http://www.facebook.com/menalton.braff
http://www.facebook.com/menalton.braff.escritor
http://www.facebook.com/menalton.para.crianças