sábado, 1 de agosto de 2015

RESENHA DA SEMANA


Um diabo solitário


_________________________________________
A solidão do diabo, de Paulo Bentancur.
Editora Bertrand Brasil. 352 páginas, R$ 45,00
_________________________________________
                        Menalton Braff
_________________________________________




O leitor não espere afagos em seu ego nem dicas para ter sucesso na vida. O livro de Paulo Bentancur é perturbador, inquietante. São cinqüenta e nove contos, quase todos curtos, que abrangem panoramicamente um mundo movediço, no qual o equilíbrio é duvidoso. Do cruísmo irreverente, às vezes brutal, sobe-se a momentos de um lirismo que se disfarça e se esconde por trás de uma ironia atroz.
São seres que se debatem entre o sonho alto e a realidade exígua, neurotizados pelo choque que daí decorre. É um mundo que escorre irremissível, inelutavelmente, e no qual é preciso equilibrar-se. São seres que se acostumam ao ato falho, seres miúdos por sua posição social e pela falta de perspectivas. São macabéas de cores variadas, com o mesmo destino cinza.
No conto “A primeira de todas as manhãs”, Álvaro, o protagonista, é uma dessas personagens que vive uma tensão de que não consegue escapar.


“Qual o mundo – e são tantos os mundos no mundo – que não passa enfronhado em si mesmo durante a vida inteira de um homem? Sem que esse homem consiga, por um minuto sequer, entrar nele.”
Álvaro não suporta mais seu presente: abandona tudo e resolve buscar-se no passado. Dos amigos de infância, que então procura como referências, o primeiro não se lembra mais dele; o segundo, viúvo, vive sozinho, mas o recebe com alguma simpatia, a despeito dos estragos feitos pelo tempo nos dois. Ao jantar, Álvaro excedeu-se na bebida. Envergonhado, aceitou o pouso oferecido, mas, antes do amanhecer, fugiu do amigo.
A linguagem de Paulo Bentancur ganha agilidade com as construções coloquiais, de forte oralidade, que ele recolhe no dia-a-dia da língua falada.

Uma das boas publicações que se pode destacar de um ano não muito generoso para a literatura.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

http://twitter.com/Menalton_Braff
http://menalton.com.br
http://www.facebook.com/menalton.braff
http://www.facebook.com/menalton.braff.escritor
http://www.facebook.com/menalton.para.crianças