terça-feira, 4 de agosto de 2015

RESENHA DO MÊS

                                    Título: Vento forte
                                    Autor: Miguel Angel Astúrias
Editora: Brasiliense
Gênero: Romance 

                                                                             

O primeiro volume da “Trilogia Bananera”, Vento forte é um romance que tem como cenário as plantações de bananas da Guatemala, em que população e ambiente interagem de forma conflituosa, mas não como conflito fundamental, que fica a cargo das relações dos trabalhadores, seu desejo de trabalhar em terra própria, e os desígnios, nem sempre saudáveis, da Tropical Bananeira S.A., uma multinacional imaginária, mas que representa e sintetiza em seu comportamento as muitas multinacionais que exploraram à exaustão países como a Guatemala.

Como complicador da história, surge de forma histriônica um americano, Lester Mead, que durante quase toda a narrativa parece estar ao lado dos trabalhadores nativos, mas que não passa de observador da Tropical Bananeira, e que, na metrópole, afirma serem os métodos da exploração brutal da empresa a causa de seu país, no futuro, perder o mundo. Tratava-se de um espião.
A partir do capítulo 13, o narrador vai penetrando em um mundo mágico, em que tomam corpo as crenças populares, seus ritos, seus valores, para desembocar no grande símbolo da obra, ou seja, um vendaval que tudo varre, plantações e pessoas, sobretudo os representantes da empresa, todos eles estrangeiros a serviço do capital explorador.
No plano da expressão é que encontramos verdadeiramente as razões de ter Astúrias merecido o Prêmio Nobel de Literatura em 1967. Uma linguagem rica, figuras fortes e adequadas ao ambiente tanto quanto ao assunto, com passagens de uma poeticidade surpreendente.
Uma leitura indispensável para quem queira ler o que há de melhor na literatura sul-americana.

                                    
                                                              




  Por Menalton Braff          


Nenhum comentário:

Postar um comentário

http://twitter.com/Menalton_Braff
http://menalton.com.br
http://www.facebook.com/menalton.braff
http://www.facebook.com/menalton.braff.escritor
http://www.facebook.com/menalton.para.crianças