terça-feira, 22 de agosto de 2017

IMPRESSIONISMO E LITERATURA

Livro de Braff é tema de ensaio 
sobre Impressionismo e Memória

A Editora da Universidade Federal do Maranhão acaba de lançar livro Impressionismo e literatura” ,  que reúne ensaios sobre o tema organizados por Franco Baptista Sandanello. É a primeira publicação conjunta de integrantes do Núcleo de Estudos do Impressionismo Literário (NEIMP) e dá continuidade à parceria do NEIMP com a EDUFMA iniciada em fevereiro deste ano com o livro "Domício da Gama e o impressionismo literário no Brasil".

Entre os trabalhos acadêmicos contidos no livro, encontra-se “Que enchente me carrega?, de Menalton Braff: Impressionismo e Memória”, da pesquisadora Natali Fabiana Costa e Silva. 

O livro traz, ainda, os ensaios:  “Regionalismo e Impressionismo: faces ocultas da tradição na literatura brasileira”, de André Tessaro Pelinser; “Maupassant e o impressionismo”, de Kedrini Domingos dos Santos; “Evanescência em silêncio translúcido: brevíssimas notas do impressionismo literário em Clarice Lispector (O lustre, 1946)”, de Moisés Gonçalves
dos Santos Júnior; “A perspectiva em Cézanne e Merleau-Ponty”, de Vanessa de Oliveira Temporal; e “O conceito de impressionismo literário”, de Franco Baptista Sandanello.

O NEIMP é o primeiro grupo de pesquisa do Brasil dedicado exclusivamente ao diálogo entre impressionismo e literatura e está sediado na Universidade Federal do Maranhão, Campus Bacabal. 

“Impressionismo e literatura” pode ser lido e baixado gratuitamente no link abaixo:

Referência
SANDANELLO, Franco B. (Org.). Impressionismo e literatura. São Luís: EDUFMA, 2017. 229p.
ISBN 978-85-7862-683-9 (Impresso) e 978-85-7862-684-6 (Digital).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

http://twitter.com/Menalton_Braff
http://menalton.com.br
http://www.facebook.com/menalton.braff
http://www.facebook.com/menalton.braff.escritor
http://www.facebook.com/menalton.para.crianças