quinta-feira, 17 de agosto de 2017

MOTIVOS


Esta coluna foi criada para que Menalton Braff pudesse contar a seus leitores como surgiu cada um de seus livros. A obra comentada hoje é o romance juvenil "Copo vazio".

MOTIVOS

Copo vazio foi um título difícil. A editora não aceitou Fogo cruzado, minha primeira ideia de título, por ter sido lançado um livro traduzido há muito pouco tempo com esse mesmo nome.

A história foi sugerida pelas conversas que tive com um aluno de terceiro colegial em Ituverava. O garoto era tremendamente rebelde, hostilizando tanto professores como colegas. Me aproximei dele fora da sala, sem pose de professor, sem qualquer referência a seu comportamento. E parecia que era o que ele esperava. Com o passar do tempo começou a confiar em mim, como se fosse seu irmão mais velho, um amigo.

Filho de pais separados, a mãe alcoólatra, então comecei a entender o ódio que ele sentia pelas pessoas. Nem por isso dei uma de conselheiro. Apenas conversava. Sobre o que ele quisesse. Fiquei sabendo de sua proximidade com indivíduos do mundo das drogas, e me pareceu que ele mesmo, eventualmente, era um usuário.

Nossas relações foram sempre de amizade, por isso em sala de aula ele não só me respeitava como procurava mostrar-se proativo e aplicado. A história da tentativa de entrar em uma festa da escola pelo telhado foi verdadeira. Isso aconteceu. Quando me mostrou as escoriações na perna e no braço, confessou-me estar arrependido. Apenas quisera colaborar com um amigo que não pertencia à escola e que queria entrar na festa.

Um dia me disse que às vezes parecia pai e não filho de sua mãe. Pronto. Isso me deu o mote para começar a montar uma história ficcionalizando meu aluno.

A editora FTD publicou o livro em 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

http://twitter.com/Menalton_Braff
http://menalton.com.br
http://www.facebook.com/menalton.braff
http://www.facebook.com/menalton.braff.escritor
http://www.facebook.com/menalton.para.crianças