terça-feira, 19 de setembro de 2017

ORELHA

Esta coluna reúne apresentações de livros escritas em algum momento por Menalton Braff.

Dos tempos

“ Todas as coisas têm seu tempo, e todas elas passam debaixo do céu segundo o termo que a cada uma foi prescrito. Há tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou.” Eis o que se encontra no terceiro capítulo do Eclesiastes.
Conheci a Ely Vieitez Lisboa com as mangas arregaçadas em pleno plantio. Depois fui aos poucos descobrindo que plantar era sua vocação, talvez sua compulsão. Agora o tempo é de colher, como prescreve o Eclesiastes, mas, ao colher, lá está a Ely novamente plantando.
Seu mais recente livro, Tempo de Colher, é uma coletânea de textos que ao longo dos anos a
autora veio semeando entre nós, com a sobriedade que esperamos da mestra, mas com a leveza que se conhece da artista.
Não é à toa que os romanos tinham o verbo lēgere para dois tipos de ação, que fomos esquecendo, cada vez mais pragmáticos e apressados. Ler e colher, ou recolher, ambos eram designados pela mesma palavra: lēgere.
O título, portanto, contém este tipo de ambigüidade: pode ser lido como uma metáfora ou como o sentido próprio das palavras. Para a autora e o leitor, o tempo é de leitura.
Os temas de suas crônicas vão da simplicidade cotidiana de um pombo no beiral de um prédio, visto com os olhos da poeta “É aí que o vejo, no beiral do prédio da Caixa Econômica, colorido, pomposo. Não. O primeiro olhar sempre trai. Ele é muito bonito, mas está triste. Reparando bem, até infeliz. Deixa a cabecinha tombar sobre o peito. Tristeza e desolação.”  ao sublime de “Com os anos, mudam-se os valores, os conceitos. O que é hoje, por exemplo, ser santo? Quais as qualidades que se apontam para se comprovar a santidade do ser humano? O homem é uma criatura inacabada na sua tentativa de (às vezes) ser bom, digno, íntegro, santo.” Das ruas lhe vem a vida que registra, ora com a sensibilidade do pombo no beiral, ora com a sabedoria da mestra, como no seguinte fragmento, falando da águia: “Verdade ou não, é uma lição sábia. Primeiro, a coincidência da longevidade, meio semelhante à humana. Nós, também, aos quarenta, perdemos a capacidade da caça, força para a luta e nossas penas começam a pesar quando alçamos os voos dos sonhos alimentados na juventude.”
Da vida em seu estado bruto, como empiria, dos conceitos abstratos, as grandes questões do ser humano, e principalmente da arte, sobretudo o cinema e a literatura, disso tudo é que a autora faz um registro magistral, como pensamento e como expressão.
É dela que Edward Lopes afirma no prefácio: “É bom, então, que aceitemos o convite de Eli Vieitez Lisboa nos faz para viajar com ela, através dessas páginas. Observadora atenta da nossa história cotidiana −  é no ramerrão do dia-a-dia que se traça o risco da verdadeira história do homem, e Ely as tem para todo gosto e apetite.”
Discorrendo sobre o conto como gênero literário, a autora termina o texto com este parágrafo primoroso:”A Literatura, os costumes e o próprio homem são algo vivo, dinâmico e de extrema complexidade. Estabelecer regras fixas e imutáveis para entender o ser humano e seu mundo é mera falácia, total perda de tempo.”
Agora sim, agora é tempo de encerrar.

Título: Tempo de colher
Autora: Ely Vieitez Lisboa



Nenhum comentário:

Postar um comentário

http://twitter.com/Menalton_Braff
http://menalton.com.br
http://www.facebook.com/menalton.braff
http://www.facebook.com/menalton.braff.escritor
http://www.facebook.com/menalton.para.crianças