sábado, 21 de outubro de 2017

VEJA COMO FOI O LANÇAMENTO EM SÃO PAULO

20 de outubro - Livraria Martins Fontes Paulista

A importância do encontro "olho no olho"

A cada dia que passa, vemos o esvaziamento das noites de autógrafos, exceção feita, claro, a best sellers e outros lançamentos com apelos midiáticos ou perfil mais comercial. A sobrecarga de compromissos e o crescente costume de resolver tudo online talvez sejam dois dos inúmeros fatores desse fenômeno. E como a situação não tende a mudar, somos levados a pensar que os lançamentos literários deveriam acabar. Será?

Poderíamos pensar em eventos online que incluíssem debates literários, acessos direto ao escritor para fazer perguntas ou comentar livros anteriores, envio de dedicatórias e mais um sem número de ações que ainda não somos capazes de imaginar. Hoje, a ideia talvez pareça visionária, mas daqui a alguns anos certamente será uma imposição. E não é ruim que isso aconteça porque pode abrir horizontes para os lançamentos. A criação de novos formatos, no entanto, não deve excluir o encontro presencial, que tem ricas peculiaridades.  

Ontem, por exemplo, Menalton conversou sobre literatura com escritores, editores e agentes literários, foi surpreendido pela presença de um ex-aluno de trinta anos atrás, relembrou movimentos políticos da juventude com antigos companheiros de luta e sua mulher Roseli se emocionou ao receber no lançamento do marido a amiga de 50 anos que continua fiel. Para completar, um visitante da livraria que estava ali por acaso se juntou ao grupo e resolveu comprar dois livros: um para ele e outro para presentear. 

Isso poderia acontecer em um evento online? Talvez. Mas não estariam todos bebendo do mesmo vinho. Não teria mão no ombro, nem aperto de mão, nem abraço, nem "olho no olho".   

Ricardo Ramos Filho

Edla Van Steen

Com Audálio Dantas e mais ao fundo Naidson P. Pires

                                                         Cecília Figueiredo

                                                 Celso de Alencar

Marisa Moura

Elizete Miranda

Naidson P. Pires e o filho

                                       Com as três da Global
Edla Van Steen

Marcelo, ex-aluno na década de 1980


Maria Ercília com a Rô
Dna. Elza, Maria Ercília e Rô

O visitante que se juntou a nós

Nenhum comentário:

Postar um comentário

http://twitter.com/Menalton_Braff
http://menalton.com.br
http://www.facebook.com/menalton.braff
http://www.facebook.com/menalton.braff.escritor
http://www.facebook.com/menalton.para.crianças