sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

CONTOS CORRENTES

A PORTA
(Lelia Maria Romero)

El sueño de la razón produce monstruos.
(Francisco Goya)

O sonho sem portas. A mesma imagem em salas diversas, muros de areia movediça. Janelas chamavam para um horizonte sem fim. Nas paredes repetidas e ampliadas, janelas suntuosas pintadas à tromp- l’oeil configuravam um apelo: –Venha. Com horizonte ou não, vista larga ou imediata, apareciam e desapareciam por noites seguidas. Flores escorriam nas paredes das quais imaginava sentir o perfume. Fileiras de janelas abertas se ofereciam nas paredes de pé direito alto, amplas, brancas, opressoras. Dava as costas à janela e avistava outras na parede oposta e mais à direita e à esquerda. Não dormir era o caminho para não vê-las. O que queriam mostrar? – Venha. Paisagens se apresentavam em perspectiva. Quem sabe encontraria os labirintos dos jardins ingleses, gerânios em cascata nos pátios de Córdoba, as fontes dos jardins persas ou uma goiabeira esquecida num fundo de quintal.

Uma noite decidiu enfrentar. Pularia a janela, atravessaria o jardim, beberia da fonte, ganharia os campos, chegaria na estrada, encontraria uma porta. Não dormia. O medo de não conseguir trouxe a
insônia e os monstros do sonho da razão. Teria descoberto o caminho? Queria se vestir de fúcsia, queria tocar o fuso do sono mágico e ser invisível  às paredes, passar incólume por suas transparências e seguir os sinais em direção da porta. Dormiu e não sonhou.


“Serei sempre o que esperou que lhe abrissem a porta ao pé de uma parede sem porta”, leu em Tabacaria. A decisão foi a saída, o enfrentamento a resposta. Essa era a porta. Passou a dormir melhor até que as paredes voltaram. Pesadelo. No limiar do pânico, escolheu uma janela e ao se debruçar sentiu o parapeito quente de sol, saltou, se deixou planar longe, como uma pena. Seus pés tocaram o chão perto de uma mureta de pedras muito baixa, da altura dos joelhos. Diante dela, uma porta colossal de madeira gasta. Nem chave tinha. As mãos emolduraram a maçaneta fria, girada lentamente e sem dificuldade. Trancada. Acordou com o travesseiro na boca. Entrou na ducha de cabeça, se vestiu, pegou uma fruta e saiu sem se olhar no espelho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

http://twitter.com/Menalton_Braff
http://menalton.com.br
http://www.facebook.com/menalton.braff
http://www.facebook.com/menalton.braff.escritor
http://www.facebook.com/menalton.para.crianças