terça-feira, 26 de dezembro de 2017

MOTIVOS

Esta coluna reúne relatos de Menalton  Braff sobre as razões que o lavaram a escolher cada um de seus livros. O texto de hoje é sobre "O fantasma da segundona".

Há muitos anos sentia vontade de escrever alguma coisa sobre o perdedor. Isso mesmo. Toda disputa que resulta em um ganhador tem também um ou mais perdedores.

A alegria do vencedor, suas comemorações eram atitudes que me faziam mal, pois pensava que tais atitudes e sentimentos tripudiavam sobre o vencido. Então, como a maioria dos textos literários ou não mostravam alguém conquistando uma vitória,
ignorando atitudes e sentimentos contrários de quem fora o perdedor, me batia com frequência a vontade de investigar este último.

Não sei de onde me veio esse sentimento, mas a verdade é que sempre torci pelo mais fraco. Poderia ter uma origem religiosa, mas acredito que não, pois não encontro isso nem nas pessoas religiosas que conheço tampouco em
textos religiosos que já tive oportunidade de manusear. Talvez seja autodefesa por me sentir fraco? Não sou psicólogo, nunca vou saber o porquê dos meus sentimentos.

Um dia, num campeonato de futebol, um grande time foi rebaixado para a segundona, e isso me pareceu a matéria de que precisava. Foi assim que escrevi o romance juvenil "O fantasma da segundona".

Hoje vejo que ainda não era isso que eu sentia necessidade de escrever, pois apesar de vencido o clube em que Camanga, protagonista da história, atuava, ele, o protagonista, depois de algumas dificuldades, acaba superando-as e se dando bem na vida.

Ainda preciso voltar ao tema: os sentimentos do derrotado. Talvez um dia volte. O fantasma da segundona foi publicado pela FTD em 2014.

Um comentário:

  1. Olá Menalton, olá colegas leitores; achei ótima ideia,essa da explicação sobre a origem da ideia, bem como do título. Ainda não li "O fantasma da segundona". Achava que "Segundona" seria o primeiro dia útil, da semana, que tanta gente odeia. Agora, compreendendo melhor, vou correndo lê-lo. Abraços

    ResponderExcluir

http://twitter.com/Menalton_Braff
http://menalton.com.br
http://www.facebook.com/menalton.braff
http://www.facebook.com/menalton.braff.escritor
http://www.facebook.com/menalton.para.crianças