sábado, 23 de junho de 2018

ORELHA

Esta coluna reúne textos de Menalton Braff sobre livros de outros escritores, a maioria deles publicados como orelhas. 

HERMES: MENSAGEIRO MENSAL

Impossível ler este Notícias Poéticas sem ver a mão de Eliane Ratier, que o tece. Muito difícil separar a poeta da poesia. O sorriso é o mesmo e mesma é sua maneira de encarar a vida.

Notícias Poéticas é um livro programático, que obedeceu a um projeto de enviar aos leitores notícias sobre cada um dos meses do ano, com suas características, com o que significa para o público, mas notícias em forma de poesia. Ele resulta de uma coleção muito bem guardada por sete anos, o mesmo tempo que Jacó serviu Labão, pai de Raquel.

De sua leitura, resultam algumas conclusões, e a primeira delas é o forte predomínio da função conativa da linguagem, num processo de interlocução que atrai o receptor para que se torne cúmplice da mensagem. Conselhos, admoestações, palavras de otimismo, são matérias constantes na poesia de Eliane Ratier.

Em janeiro de 2008, temos um poema que se inicia com o verso Olá amigos para terminar com Excelente janeiro para vocês! Em 2011, o mesmo mês começa com Olá, amigos! para terminar Aguardo vossas boas notícias. Este recurso poético torna o leitor um participante da poesia, retirando-lhe o comodismo da passividade de um receptor distante.

Em 2012, ainda no mês de janeiro, finalmente a autora confessa: E o núcleo imutável de mim é feito do mais/ puro otimismo. Admoestações ao trabalho, certo triunfalismo, como em Aproveitemos o que
temos/ saúde, paz, amor e amizade/ pois temos em abundância./ Salve! são matérias de que se forma ao correr do livro esta poesia/recado.


Transcrevemos, para finalizar, o poema de maio de 2007:

Maio, mês das noivas, mês das mães,
Mês de Maria, mãe do Senhor,
Que apesar da estratégia comercial
É a única que não recebe presentes materiais
Pois vive guardada no céu.
Paineiras de flores rosas despontam até em
Terrenos baldios
Oscilam ao ar frio

das manhãs límpidas e ensolaradas
que prolongam-se em beleza
até junho.

Eis este Notícias Poéticas, eis a Eliane Ratier. Quem quiser vê-la de corpo inteiro, terá de ler seu livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

http://twitter.com/Menalton_Braff
http://menalton.com.br
http://www.facebook.com/menalton.braff
http://www.facebook.com/menalton.braff.escritor
http://www.facebook.com/menalton.para.crianças