terça-feira, 31 de maio de 2016

O PESO DA GRAVATA GANHA RESENHA NO BLOG DA FÊ

Acesse a publicação original

Resenha: O peso da gravata - Menalton Braff, Primavera Editorial

Informações sobre o livro:
Título: O peso da gravata
Autor: Menalton Braff
Primavera Editorial
Páginas: 176
SKOOB/ GOODREADS

Sinopse: Esta coletânea de contos originais do autor Menalton Braff traz diversos universos, a partir de diferentes pontos de vista.  Mergulha-se no realismo fantástico, com histórias como a de um sobrado degradado pelo tempo, e a de um personagem morto que caminha em direção a seu próprio túmulo. Alguns contos permeiam, ainda, a cruel realidade da rotina, do dia a dia, da morte e da vida. O leitor é convidado, ao final do livro, com o conto Jardim Europa, a entrar no mundo de um condomínio prestes a ser invadido.

Resenha: "O peso da gravata e outros contos", de Menalton Braff, apresenta uma leitura leve e bem descontraída, ainda mais para quem curte textos curtos e com temáticas bem desenvolvidas. O leitor é convidado a conhecer dezoito contos e cada um deles possui características próprias, além de personagens, uns inusitados, outros divertidos, e por aí vai... O autor já possui 22 livros publicados e um prêmio Jabuti.


Não sei se tenho um conto preferido nesse livro, porque todos podem ser definidos de diversas formas, ora complexos, ora simples, e assim por diante. Entretanto, alguns chamam mais a atenção por representar certa ousadia e perspectivas diferentes sobre o mundo - se é que estou sendo certa sobre minha interpretação pessoal. Mas esse é o principal diferencial, afinal de contas cada leitor pode perceber os textos e fazer associações de uma maneira diferente.

Também não vou falar separadamente de cada um, mesmo porque perde a graça de quem for fazer a leitura. Os contos são curtos e de fácil abrangência. O primeiro conto é O peso da gravata, depois há O violinista, Imperador de papel, Quatro anos depois, Na janela do velho sobrado, Acerto de contas, Uma cara muito branca, Arrastavam-se móveis, entre outros.

Os que me intrigaram mais foram Acerto de contas, Linha reta, Em família, Pela porta dos fundos e Atordoamento. Independente disso, todos eles possuem algum trecho que te fazem para e pensar em alguma mensagem específica. E é exatamente por isso que posso afirmar o quanto essa leitura é válida e especial.  

É um pouco difícil poder fazer resenha sobre contos, porque o leitor é que precisa descobrir as diversas sensações sobre cada um deles. Mas é claro que nessas páginas há algumas críticas que podemos refletir sobre nossas própria realidade. E isso já é mesmo um detalhe a ser esperado nesses tipos de obras.

A diagramação da Primavera editorial está, mais uma vez, de parabéns. Posso estar sendo repetitiva ao falar isso em todos os livros que leio dessa editora, mas é notável como o capricho é enorme em suas obras.A capa desse também chamou muito a minha atenção , especialmente pelas cores fortes e por alguns detalhes que fazem o leitor pensar sobre o que há nessas páginas.

O que é mais interessante mesmo é poder compreender que o autor soube fazer uma inserção ótima de um meio fantástico, e em paralelo também conseguiu expor certo realismo em algumas cenas. E a narrativa tem um estilo bem poético, na verdade, por isso acredito que pode agradar vários tipos de leitores, até mesmo os que não curtam esse gênero.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

http://twitter.com/Menalton_Braff
http://menalton.com.br
http://www.facebook.com/menalton.braff
http://www.facebook.com/menalton.braff.escritor
http://www.facebook.com/menalton.para.crianças