quinta-feira, 14 de junho de 2018

INÉDITOS

Esta coluna reúne textos de Menalton Braff sobre livros de sua autoria que ainda não foram publicados.

Sonata Patética

No meu tempo de Clássico, no Colégio Ruy Barbosa, de Porto Alegre, tive um colega que se transformou em uma de minhas maiores amizades, mesmo depois do Ensino Médio, eu na Faculdade de Economia e ele no Direito. Geralmente nos encontrávamos num escritório de advogado, onde ele já trabalhava.

Então veio a Redentora (1964) e um ano depois fui forçado a deixar Porto Alegre vindo a viver clandestinamente em São Paulo. Durante muitos anos não tive mais notícia de meu amigo. Depois da anistia, me parece que foi em 1974, encontrei um amigo comum numa Feira do Livro em Porto Alegre. Fomos tomar uma cerveja enquanto ele me relatava o que fora a vida nestes mais de quinze anos de meu afastamento. Estávamos, presumo, em 2000, ano em que fui outorgado com o Jabuti –
Livro do ano, e, por isso, convidado para aquela Feira que frequentei quando era apenas umas barraquinhas na Praça da Alfândega.

Mais uma cerveja, mais informações até que me lembrei de perguntar por meu amigo. Meu informante parou, algum tempo ficou quieto, então me contou a história de seu suicídio. Fiquei chocado. Cobrei detalhes da história e meu amigo só pôde informar o que na cidade todos sabiam, que ele fora traído pela esposa por quem era apaixonado e que o fato lhe causara tamanha vergonha que seria impossível encarar as pessoas.


Com um tiro de revólver e outras informações de menor importância.

Os anos se passavam e a imagem do meu amigo dando um tiro na própria têmpora não me abandonava. Criei um primeiro trio amoroso que se desmanchou com o casamento; então um segundo trio que só aparece com a fuga dos amantes.

O título foi sugestão da Sonata Patética, do Beethoven, que, diferentemente da forma sonata, só tem três movimentos e me causa profunda emoção toda vez que a ouço. Principalmente aquele adagio cantábile, um movimento simples, de uma melancolia tocante.

Acho que o romance merece ser publicado, mas o mercado editorial anda arisco demais. Não sei se vou conseguir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

http://twitter.com/Menalton_Braff
http://menalton.com.br
http://www.facebook.com/menalton.braff
http://www.facebook.com/menalton.braff.escritor
http://www.facebook.com/menalton.para.crianças