segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

GRANDE SERTÃO: VEREDAS (5)

Entre confrontos e momentos de descanso acampados, o conflito interior de Riobaldo continua:
"Teve um instante, bambeei bem. Foi mesmo aquela vez? Foi outra? Alguma, foi; me alembro. Meu corpo gostava de Diadorim. Estendi a mão, para suas formas; mas, quando ia, bobamente, ele me olhou - os olhos dele não me deixaram. Diadorim, sério, testalto. Tive um gelo. Só os olhos negavam. Vi - ele mesmo não percebeu nada. Mas, nem eu; eu tinha percebido? Eu estava me sabendo? Meu corpo gostava do corpo dele, na sala do teatro. Maiormente. As tristezas ao redor de nós, como quando carrega para toda chuva. Eu podia pôr os braços na testa, ficar assim, lôrpa, sem encaminhamento nenhum. Que é que eu queria? Não quis o que estava no ar; para isso, mandei vir uma ideia de mais longe. Falei sonhando: - 'Diadorim, você não tem, não terá alguma irmã, Diadorim?' - voz minha; eu perguntei." Pág. 198.


4 comentários:

  1. Em 1965, os irmãos Geraldo e Renato Santos Pereira, com muito talento, fizeram uma excelente primeira adaptação da obra “Grande Sertão: Veredas” para o cinema, antecipando-se exatos 20 anos da que foi realizada para a TV na minissérie homônima.
    Eu assisto sempre a este filme, atualmente em DVD. Nesse filme brilham: Maurício do Valle, Jofre Soares e Milton Gonçalves. Com fotografia de José Rosa e música de Radamés Guatali, é um espetáculo. Para quem gosta de filme antigo e, ainda mais, em Preto e Branco (magenta), eu recomendo esse filme, são 95’ de um clássico bem sincronizado entre a arte da literatura e a do cinema.
    Nós que gostamos da leitura e, na maioria das vezes, nos decepcionamos com a reprodução cinematográfica da literatura, exigentes, vamos aplaudir essa versão de 1965.
    Fica aqui uma dica, Menalton, para os que sempre estão atentos ao seu blog.
    Felicidades e a paz!

    ResponderExcluir
  2. Rita, minha linda, adorei sua participação. E a dica é valiosa. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Essa sugestão foi mesmo ótima. Rita Elisa é uma daquelas pessoas que sempre é bom de ouvir...Grande Abraço Rita Elisa. Menalton esses seus posts estão uma ˜déli˜... Beijoca pra você!

    ResponderExcluir
  4. Tina,zilhão de beijos. Obritgado pela visita.

    ResponderExcluir

http://twitter.com/Menalton_Braff
http://menalton.com.br
http://www.facebook.com/menalton.braff
http://www.facebook.com/menalton.braff.escritor
http://www.facebook.com/menalton.para.crianças