terça-feira, 10 de dezembro de 2019

CRIE SEU PRÓPRIO GRUPO DE LEITURA

Última reunião de 2019
O Grupo Dom Quixote de Leitura completa a maior idade e, para comemorar, estamos fazendo uma proposta a todos que gostam de bons livros: reúnam os amigos e criem grupos de leitura.

A ação atende a um duplo objetivo: movimentar o mercado editorial, que não está em seu melhor momento, e aumentar o nível de leitura no país. Isso sem contar nos benefícios de se ler pelo menos seis livros ao ano, se a periodicidade for bimestral e passar excelentes momentos discutindo as impressões sobre cada leitura.

Amigo secreto de 2018: só com livros
SALVAR O MERCADO E AUMENTAR O ÍNDICE DE LEITURA

Seis livros de literatura ao ano pode parecer pouco, mas seria um grande avanço, a julgar pelas estatísticas. Segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Instituto Pró-Livro em 2016, com o apoio da Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares, Câmara Brasileira do Livro e Sindicato Nacional dos Editores de Livros, o índice médio de leitura por pessoa, no Brasil, é de apenas 4,96 livros/ano, e, se excluirmos os didáticos, esse número cai para 2,9 livros/ano. 


UM EXEMPLO QUE PODE SER SEGUIDO

Esperando que o exemplo sirva de inspiração, vamos mostrar um pouco do nosso Grupo de Leitura Dom Quixote, que há 18 anos se reúne em Ribeirão Preto. 

O número de participantes varia: uns saem, outros entram, alguns morreram ou se mudaram para outra cidade, mas o grupo permanece e atualmente tem uma programação de leitura mensal totalizando 11 livros ao ano. O mês de dezembro é reservado à confraternização com um amigo secreto só de livros.

As reuniões mensais acontecem aos domingos, de 9 às 11 da manhã. O objetivo é compartilhar as impressões da leitura feita no mês anterior. Nesses 18 anos de leitura, o grupo já leu mais de 200 livros, entre os quais estão: O Processo, de Franz Kafka, A chave da casa, da Tatiana Salem Levy, Bichos, do Miguel Torga, Às avessas, de Huysmans, O Delfim, do escritor português José Cardoso Pires, O Leopardo, de Giuseppe Tomasi di Lampedusa, Hora de alimentar serpentes, de Marina Colasanti, Flores Azuis, da escritora Carola Saavedra, Veia bailarina, de Ignácio de Loyola Brandão, Contagem Regressiva, de Vanessa Maranha, A confissão de Lúcio, de Mário de Sá-Carneiro, Violeta velha e outras flores, do Matheus Arcaro, As afinidades eletivas, de Goethe, para citar apenas alguns.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

http://twitter.com/Menalton_Braff
http://menalton.com.br
http://www.facebook.com/menalton.braff
http://www.facebook.com/menalton.braff.escritor
http://www.facebook.com/menalton.para.crianças