terça-feira, 31 de janeiro de 2012

GRANDE SERTÃO: VEREDAS (28)

DEFECÇÕES

Pág. 512 - "Entre isso, chegamos de volta no arranchamento. Mas cheguei lá foi para ter ocupação de uma estúrdia novidade. Com os urucuianos."
Eram aqueles jagunços que tinham chegado com o Zé Bebelo, há bastante tempo.
Pág. 512 - "Queriam conversa comigo em só, apartada. (...) Urucuiano conversa com o peixe para vir no anzol - o povo diz. As lérias. Como contam também que nos Gerais goianos se salga o de-comer com suor de cavalo... (...) Então constituí meus ouvidos, para o cabecilho, Diodato.

Pág. 513 - -'Praz vosso respeito, Chefe, a gente decidiram... A gente vamo-s'embora. Praz vossas ordens...' - o homem me disse assim mesmo, casmurro com serenidade. Tive de ver bem suas feições, uma cara assim aos poucos se examinava."
Os urucuianos alegavam que Zé Bebelo havia prometido vantagens que eles não obter.
Pág. 516 - "Ah. Despedidos estava, podiam ir. Ah."
(...)
"E eles iam s'embora, conforme desisti de sobreguardar esses homens."
(...)
"Eles foram embora, deixei levaram os cavalos. Reparti com eles alguma quantia, e com alegria se arregalaram: dinheiro é sempre amigo-seja..."
Pág. 517 - "Achava. Adiante, dias de caminho, achei de querer e não querer, em contrários instantes: que rezassem por mim, a rogo e paga. Reza boa, de outros, singela, que mais me valesse - essas avemariazinhas, novenas."
as relações entre Diadorim e Riobaldo continuam confusas.
Pág. 520 - "Não sabia que nós dois estávamos desencontrados, por meu castigo."
Ao anoitecer acamparam para descansar.
Pág.521 - "As forças me amanheceram acordado.
Adiante da gente, o mangabeiral. Depois o raso. Aí o Liso do Sussuarão - em fundo e largo, as cinquenta léguas e as quase trinta léguas, das mais. Ninguém me fazia voltar a seco de lá. Aquela hora, eu só não me desconheci, porque bebe de mim - esses mares."
A travessia do Sussuarão lembra outras travessias da história e da literatura. A mais conhecida delas é a travessia do Rubicão, depois de uma decisão difícil de César, atravessando o rio contra decisão do senado romano. Pressionado por tropas inimigas, decide invadir Roma. E o faz. A Travessia do Rubicão passa a história simbolizando o "pensar grande", a coragem e a audácia. A travessia do Sussuarão é uma verdadeira epopeia de Riobaldo e seus jagunços.
Pág. 522 - "Porque, o que eu estava mandando, nem Medeiro Vaz mesmo não teria sido capaz de crer: eu queria tudo, sem nada! Aprofundar naquele raso perverso - o chão esturricado, solidão, chão aventêsma - mas sem preparativos nenhuns, nem cargueiros repletos de bom mantimento, nem bois tangidos para carneação, nem bogós de couro-crú derramando de cheios, nem tropa de jegues para carregar água."
Pág. 523 - "Aonde entrei, na areia cinzenta, todos me acompanhando. E os cavalos, vagarosos; viajavam como dentro dum mar."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

http://twitter.com/Menalton_Braff
http://menalton.com.br
http://www.facebook.com/menalton.braff
http://www.facebook.com/menalton.braff.escritor
http://www.facebook.com/menalton.para.crianças