Para conhecer a publicação original acesse o site AMIGOS DO LIVRO
A Global Editora acaba de lançar o romance Tapete de silêncio, décimo oitavo livro do premiado escritor Menalton Braff. Uma pequena cidade, de vida aparentemente simples, pode esconder fatos escabrosos que dificilmente são revelados a pessoas que não sejam da estrita confiança dos donos do poder. Esse é o mote da trama. Tendo como pano de fundo a bucólica cidade de Pouso do Sossego, Menalton Braff, nesta obra, desenvolve sua narrativa em dois planos distintos: o primeiro tem a duração de uma noite e é contado em primeira pessoa por Osório, um comerciante local, cujo olhar conduz o leitor ao longo de uma trágica noite que parece ser interminável; no segundo plano, batizado de “Coro”, a narrativa é desenvolvida em terceira pessoa por meio de flashbacks retomando acontecimentos do passado.
No coreto da praça da Matriz, numa noite chuvosa, reúnem-se dez homens respeitáveis do lugar para o cumprimento de uma difícil, mas necessária missão. A partir de então, a continuidade do presente cede, em vários momentos, a vez para cenas do passado; juntas, montarão a história e darão significado a seu desfecho.
Com o desenvolvimento dos dois planos temporais, vão-se revelando os meandros dos poderes econômico, político e mesmo moral que fluem de maneira subterrânea pela cidade. Ao final, realizada a tarefa que reuniu aqueles homens no coreto, nada do que foi feito poderá transpirar. O assunto deve morrer, e como homens de bem que todos são, voltam à vida normal.
Diferente de seu último romance, Bolero de Ravel, também publicado pela Global Editora, em que o ficcionista detém suas tintas na composição de um único e enigmático personagem central, em Tapete de silêncio pode-se dizer que Pouso do Sossego (e suas mazelas) constitui a peça nuclear do romance. E a tradição, moeda de honra do lugar, deve ser mantida com a paz dos cemitérios.
Sobre o autor:
Natural do Rio Grande do Sul, professor de literatura brasileira, Menalton Brafftem uma das obras mais importantes das letras brasileiras contemporâneas, formada por seis romances, três volumes de contos, sete novelas juvenis e infantis. Entre os vários prêmios literários que conquistou figura o Jabuti (livro do ano de 2000). Foi finalista na Jornada de Passo Fundo, no Portugal Telecom, no Jabuti (duas vezes) e no Prêmio São Paulo de Literatura (duas vezes). Recebeu menção honrosa do Prêmio Casa de Las Américas, de Havana, Cuba. Atualmente, reside em Serrana, interior de São Paulo, onde se dedica à literatura, em atividade diária, interrompida por participações em salões literários e feiras de livros em diversas localidades do Brasil.
Lançamento:
1º. de março de 2012 a partir das 19h
na Livraria Martins Fontes Paulista
Av. Paulista, 509 - São Paulo, SP.
Tel.
1º. de março de 2012 a partir das 19h
na Livraria Martins Fontes Paulista
Av. Paulista, 509 - São Paulo, SP.
Tel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
http://twitter.com/Menalton_Braff
http://menalton.com.br
http://www.facebook.com/menalton.braff
http://www.facebook.com/menalton.braff.escritor
http://www.facebook.com/menalton.para.crianças