domingo, 12 de agosto de 2012

QUESTÕES DE ESTÉTICA DA LITERATURA (23)



Págs. 51, 52 e 53 - "O conceito de função poética da linguagem assume um valor fundamental nas Teses de 1929 do Círculo Linguístico de Praga. (...) Estas 'linguagens' resultam do peculiar uso que os locutores fazem dos mecanismos linguísticos, agindo com uma dada intenção e procurando realizar determinada finalidade. Com fundamento na relação instituída entre a linguagem e a realidade extralinguística, as Teses de 1929 afirmam que a linguagem possui quer uma função de comunicação, que se verifica quando a linguagem 'está dirigida para o significado' - (...) - e que caracteriza tanto a linguagem prática como a linguagem teórica, quer uma função poética, que ocorre quando a linguagem 'está dirigida para o sinal em si mesmo' e que caracteriza a linguagem poética.

Os vários planos (fonológico, morfológico, etc.) do sistema linguístico desempenham na linguagem prática e na linguagem teórica um papel apenas instrumental, ao passo que adquirem na linguagem poética  'valores autónomos mais ou menos consideráveis. Os meios de expressão agrupados naqueles planos, assim como as relações mútuas existentes entre estes, que propendem a tornar-se automáticos na linguagem de comunicação, tendem, pelo contrário, a actualizar-se na linguagem poética.' Na terminologia do Círculo Linguístico de Praga, o conceito de 'estranhamento' da linguagem poética, sob um ponto de vista funcional, o sinal linguístico não constitui um instrumento veiculante de referentes preexistentes e externos a si mesmo - e daí o valor autónomo do sinal - e que, sob um ponto de vista estrutural, a linguagem poética apresenta autonomia sistemática em relação a outras linguagens funcionais, realizando-se segundo leis, modalidades e potencialidades específicas."


Obs.: Jacobson, assim como todo Círculo Linguístico de Praga, estava mais preocupado com as formas da poesia, mas seus conceitos estendem-se para toda a linguagem literária.

(CONTINUA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

http://twitter.com/Menalton_Braff
http://menalton.com.br
http://www.facebook.com/menalton.braff
http://www.facebook.com/menalton.braff.escritor
http://www.facebook.com/menalton.para.crianças