quinta-feira, 9 de agosto de 2012

VERDES TRIGOS DIVULGA LANÇAMENTO DO CASARÃO NA BIENAL


Menalton Braff Autografa seu novo Livro na Bienal de S.Paulo, dia 17 de agosto, às 18h

O casarão da rua do Rosário,
décimo nono livro de Menalton Braff.
Será lançado na Bienal do Livro de São Paulo
Dia 17 de agosto, sexta-feira, a partir das 18h

O escritor, Prêmio Jabuti de 2000, volta à Editora Bertrand Brasil com seu novo romance.

O lançamento de Menalton Braff é um romance sobre conflitos pessoais e tem como pano de fundo um período relativamente extenso da historia do Brasil, que começa na década de 60 e ultrapassa o ano 2000. O autor conta a decadência de uma família “com ares nobres, que vai sendo superada pela modernidade. Foi minha primeira experiência de datação e localização em literatura”, disse Menalton. O casarão da rua do Rosário não é um romance histórico. As questões familiares vão se apresentando, e na mesma medida, os fatos também vão sendo montados, naturalmente.

Segundo o escritor, quando se utiliza a historia, que é cronologicamente linear, é preciso ter o cuidado de não inverter os fatos, que não são determinantes nos conflitos pessoais, mas se refletem nos sentimentos dos personagens. Para Menalton, o conflito familiar é o mais importante e não o fato histórico, no seu livro.

Esse tipo de temática, escolhida pelo autor, evidencia os conflitos que permeiam a história. “Eu procuro mostrar como a decadência é uma luta entre tese e antítese, resultando numa síntese. O pensamento extremamente conservador é perturbado pelo novo que surge nesse meio”, disse Menalton. O casarão, situado numa chácara, acaba em meio à periferia da cidade num processo irreversível de urbanização. É o mundo novo, uma sociedade diferente que surge esmagando o velho, simbolizado pelo casarão de passado rico, construído no sec. 19.


O escritor compara a história real com o romance: “no nosso caso, foi a democracia que surgiu como resultado do confronto entre forças de direita, centro e esquerda – o velho cedendo espaço para o novo, não sem conflito”. Menalton Braff é um ficcionista por excelência, escreveu O casarão da rua do Rosário com a plena consciência de fazer arte literária. “O romance é o seu discurso”, disse. Ele estruturou a história em cinco partes com um só narrador, que conta os fatos do seu passado quando já é um psiquiatra, após o ano dois mil. Em cada parte do livro, o narrador carrega mais a história sobre um dos diferentes personagens, numa viagem que envolve os leitores em todo seu percurso.



LANÇAMENTO e Sessão de Autógrafos: na Bienal de São Paulo 2012
Livro Romance: O casarão da rua do Rosário
Escritor: Menalton Braff
Editora: Bertrand Brasil
Páginas, nº: 350
Local: Pavilhão de Exposição do Anhembi
Onde: no Estande do Grupo Editorial Record, rua F, 60

Nenhum comentário:

Postar um comentário

http://twitter.com/Menalton_Braff
http://menalton.com.br
http://www.facebook.com/menalton.braff
http://www.facebook.com/menalton.braff.escritor
http://www.facebook.com/menalton.para.crianças