Pág. 156 - "Por sua vez, o conceito de desvio não suscita problemas menos graves do que o conceito de língua standard. Efectivamente, o conceito de desvio pode ser entendido em relação à norma gramatical de uma particular língua histórica utilizada pelo escritor, mas pode também ser entendido em relação à norma da língua literária dominante num determinado período histórico, em relação às normas e convenções do policódigo literário prevalecente ou ainda em relação a uma norma (p.157) contextualmente construída no âmbito de um determinado texto. Ora se o desvio, nos três primeiros casos, se configura como um fenómeno paradigmático, que se torna apreensível em virtude de uma comparação contrastiva estabelecida com um plano sistémico, já no último caso se manifesta inquestionavelmente como um fenómeno sintagmático, só existente e só apreensível no plano da parole literária.
Independentemente, todavia, do termo com o qual for relacionalmente confrontado, o desvio pode ser concebido, quer na perspectiva do emissor, quer na perspectiva do receptor, segundo duas ópticas que, não se apresentando necessariamente conflituantes, são em princípio distintas: o desvio pode ser analisado e valorado como uma diferença, um distanciamento e uma novidade ou pode ser analisado e valorado como uma irregularidade, uma anomalia e uma transgressão em relação ao termo considerado como norma. O desvio não se configura forçosamente, por conseguinte, como um fenómeno agramatical ou como uma infracção de quaisquer regras, podendo antes configurar-se como um fenómeno inédito ou divergente, embora pressuponha sempre um marco de referência - a norma, a regularidade institucionalizada -, sem o qual não seria possível detectá-lo e caracterizá-lo (e, dialecticamente, a norma não se manifestaria de modo tão claro sem a ocorrência de desvios).
(p. 158) A teoria linguística de Chomsky transformou profundamente a problemática do conceito de desvio linguístico entendido como agramaticalidade e, pelas suas aplicações aos domínios da poética e da estilística, motivou correlativamente um novo enfocamento da problemática da língua literária."
(CONTINUA)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
http://twitter.com/Menalton_Braff
http://menalton.com.br
http://www.facebook.com/menalton.braff
http://www.facebook.com/menalton.braff.escritor
http://www.facebook.com/menalton.para.crianças