domingo, 27 de julho de 2014

LEITURA DO MÊS

O Grupo Dom Quixote, reunido neste domingo, escolheu O Delfim, do escritor português José Cardoso Pires, para leitura do mês de agosto.

A sinopse abaixo é da Bertrand Brasil, editora que o lançou recentemente no Brasil.

Sinopse

O ano revolucionário deixava suas marcas em Paris, Praga, Cidade do México, Brasil, e Portugal também foi um pólo em que 68 repercutiu. Na literatura, Cardoso Pires, com o romance "O Delfim", foi e continua sendo um grande representante da linguagem inovadora que se tornou referência nas letras lusas contemporâneas.

Pires é considerado um renovador do romance em língua portuguesa, tendo-lhe dado dimensão internacional, graças à modernidade da linguagem e da técnica narrativa. O autor se coloca na condição de leitor-crítico ao realizar uma metaescrita, ao lançar hipóteses, ao dissecar seus personagens.
Para o próprio Cardoso Pires, seus textos traduziam a dúvida e os questionamentos que a vida impunha. "Eu ponho sempre em dúvida o que eu escrevo... É como duvidar da imagem dum país. O meu livro pretende que a pessoa diga: Em que país eu estou?", afirmou em entrevista a um jornal no ano de sua morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

http://twitter.com/Menalton_Braff
http://menalton.com.br
http://www.facebook.com/menalton.braff
http://www.facebook.com/menalton.braff.escritor
http://www.facebook.com/menalton.para.crianças