sexta-feira, 17 de abril de 2015

CONTOS CORRENTES


Carlos Herculano Lopes nasceu em Coluna, no Vale do Rio Doce, MG, em 1956. Vive em Belo Horizonte desde a adolescência. Formado em jornalismo, já ganhou diversos prêmios, e publicou 15 livros, entre eles os romances A dança dos cabelos, Editora Record, Sombras de julho, Editora Atual, e O vestido, Geração Editorial. Esses dois últimos levados ao cinema, respectivamente por Marco Altberg e Paulo Thiago. O último romance de Carlos Herculano Lopes, Poltrona 27, editora Record, começa a ser filmado ainda esse semestre, também por Paulo Thiago. Tem trabalhos publicados na Itália, Argentina e Canadá. Seu último livro, o volume de crônicas, Coisa do bicho, foi lançado em 2014, pela Editora Lê, de Belo Horizonte.

O conto abaixo foi publicado no livro “Coração aos pulos”, Editora Record, 2001. O livro foi Prêmio Especial do Júri, da União Brasileira de Escritores.

A VIAGEM

Na minha cidade, um homem, José Antônio, dizia que não tinha medo da morte. Repetia isto em casa, para a sua mulher; nas praças, para os amigos; nos bares, para os bêbados, ou a si mesmo, com medo de se esquecer. No dia em que ela chegou, em pleno calor de dezembro, a notícia correu rápido. A morte era pálida, montava um cavalo manco, vestia-se de azul e espalhava o pânico. Mas o homem, José Antônio, não se fez de rogado; convidou-a para entrar, quando esta, delicadamente, bateu à sua porta. Assentaram-se na sala, olharam-se nos olhos e entabularam conversa, como velhos amigos. Horas e horas mais tarde, entre tragos, ele pediu à mulher que lhe passasse o terno; ao vaqueiro, que lhe arreasse a besta. Com o amanhecer seguiram viagem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

http://twitter.com/Menalton_Braff
http://menalton.com.br
http://www.facebook.com/menalton.braff
http://www.facebook.com/menalton.braff.escritor
http://www.facebook.com/menalton.para.crianças