quinta-feira, 26 de maio de 2016

GCN NOTICIA ENCONTRO COM ALUNOS NA ESCOLA TOULOUSE-LAUTREC

Acesse a publicação original

24/05/2016  Reportagem de Carolina Ribeiro
TITULO DA NOTICIA

Bate-papo abre 12ª Feira do Livro Toulouse-Lautrec


Um convite especial ao mundo mais surpreendente que existe: o seu. Foi com esse chamado que foi aberta a 12ª Feira do Livro da Toulouse-Lautrec, na noite de ontem (segunda). Com a participação especial dos escritores Menalton Braff, ganhador do prêmio Jabuti, e a francana Vanessa Maranha, a cerimônia oficial de abertura da feira, que segue até amanhã, aconteceu no ginásio da escola.

“Esse sonho começou na solidão da minha sala. O trabalho com a cultura é um eterno começar e, como diria Monteiro Lobato, ‘quem mal lê, mal ouve, mal fala e mal vê’”, disse a diretora da escola, Maria Teresa Segantin Ludovice.


Com a presença de dezenas de pessoas, entre estudantes, pais, professores e convidados especiais, Vanessa e Braff foram convidados a discursar sobre diversas nuances da literatura, em especial sobre como ela pode influenciar, de forma positiva, a vida das pessoas.

“A arte é um grande estímulo na vida e, com nossas histórias, podemos ajudar a trazer mais leitores para este mundo repleto de possibilidades, que é a literatura”, disse Vanessa.

Questionado sobre escrever sobre as alegrias e as dores dos personagens, Braff disse experimentar sentimentos conflitantes ao se despedir de um personagem. “Ao construirmos uma história e, no final ao nos despedirmos, nos pegamos com a tristeza do afastamento de um personagem, mas também nos alegramos com a libertação e o encerramento de um ciclo.”

Para Braff, que durante muitos anos usou o pseudônimo de Salvador dos Passos, em homenagem ao bisavó da mãe, que mesmo sendo humilde era apaixonado pela leitura, ressaltou que é preciso aproximar o leitor do escritor. “Além de escrever, o escritor deve mostrar que ele é uma pessoa comum, real e acessível. É preciso aproximar o leitor do autor e, assim, mostrar que esse mundo existe e está aí para ser explorado.”
“Toda iniciativa para influenciar a leitura é muito válida, por isso, uma feira do livro é tão importante, especialmente quando é direcionada para os jovens. Precisamos atrair essas novas gerações, e a sobrevida da literatura depende dessas ações”, completou Vanessa Maranha.
Após o bate-papo, os autores realizaram uma sessão de autógrafos especial.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

http://twitter.com/Menalton_Braff
http://menalton.com.br
http://www.facebook.com/menalton.braff
http://www.facebook.com/menalton.braff.escritor
http://www.facebook.com/menalton.para.crianças