sábado, 8 de julho de 2017

MOTIVOS

A proposta da coluna MOTIVOS é revelar aos leitores as razões que levaram Menalton Braff a escrever cada um de seus livros. 

Castelo de areia 

Castelo de areia foi o resultado de uma vivência diária com alunos de Ensino Médio.  Esse convívio me demonstrava quase todos os dias que o adolescente é mais conservador do que os adultos, e, claro, refiro-me a uma minoria mas nem tão minoria assim. E esse modo moralista de ver o mundo, esse falso moralismo, muitas vezes levava à truculência com desdobramento em bulling como agora é moda referir-se ao fato.

Muitas vezes vi garotos excluídos do grupo principal de uma classe por suspeita de homossexualismo. E muitas vezes percebi quer um garoto simplesmente por ser mais delicado que os demais, que não entrava nas brincadeiras de empurrões e socos, essas brincadeiras mais brutas de adolescentes, só por isso ser taxado de homossexual.

A observação de muitos anos me deu a convicção de que deveria dizer alguma coisa a respeito. Os personagens então criados são ficcionais, inteiramente inventados, assim como a história. Não parti
de nenhum fato isolado, conhecido, mas do conjunto dos muitos fatos a que assisti, cuja síntese tentei no romance.

A ideia que me norteou foi a de criar um clima anti-homofóbico. Ou seja, uma história em que um de dois amigos e colegas de escola se apaixona pelo outro. Mas o segundo acaba convencendo o primeiro de que entre os dois não se deve ultrapassar os limites da amizade. Conhece a paixão do colega, mas não tem vocação para o amor homossexual.

Mostrei os originais do romance primeiro a um homossexual assumido, adulto, culto, e ele deplorou a história. Então mostrei a uma homo, mulher, culta, assumida e encontrei a mesma reação. Ambos acharam que a melhor solução seria os dois tornarem-se num casal. Ora, mas não era minha intenção discutir o homossexualismo em si, senão demonstrar quer a amizade entre um homo e um hetero não só é possível mas quase obrigatória desmontando os preconceitos sexuais.

Em 2015 a Editora Moderna publicou o livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

http://twitter.com/Menalton_Braff
http://menalton.com.br
http://www.facebook.com/menalton.braff
http://www.facebook.com/menalton.braff.escritor
http://www.facebook.com/menalton.para.crianças