quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

ORELHA

Esta coluna reúne apresentações de livros escritas por Menalton Braff.

O destino mora no coração

O Destino mora no Coração é um livro surpreendente. Tecido com as fibras da emoção — as personagens, com seus destinos, e as tramas em que se veem envolvidas, não podem deixar de emocionar o leitor — pontilha-se do início ao fim de informações. Pode-se, assim, dizer que a literatura de Lucília tem como base o binômio prazer e conhecimento.

Fora de seu habitat, a autora move-se com a mesma desenvoltura de seu ambiente natural: o interior de São Paulo. Resgatando a memória de um momento histórico crucial da vida brasileira (a II Guerra Mundial), a autora nos embarca em um navio, no Rio de Janeiro com destino a Recife. E o faz com o conhecimento dos
costumes e do vocabulário de bordo como se fora na juventude um marujo queimado do sol.

O Brasil de Getúlio Vargas reluta entre a participação na guerra e uma neutralidade de  fachada. Na
costa brasileira, entretanto, presumíveis submarinos alemães torpedeiam navios mercantes de nossa terra. Não era mais possível manter-se distante do conflito mundial.

*

Na primeira parte de O destino mora no coração, o ambiente a um tempo alegre e conflituoso de uma longa viagem de navio. Festas, discussões, amor, ecos de uma guerra cada vez menos distante. Com tais ingredientes desenvolve-se a trama inicial.

O navio em que viajavam nossos amigos, contudo, é torpedeado na costa da Bahia, e ninguém mais é senhor de seu destino. Um grupo de náufragos consegue salvar-se ao atingir uma ilha desconhecida, mas novas surpresas estão por acontecer.

Dor e sofrimento, amor, ciúme e esperança vão rondar as personagens que se vêem forçadas a reinventar seu modo de vida.


Título: O destino mora no coração
Autora: Lucília Junqueira de Almeida Prado
Editora; Planeta Jovem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

http://twitter.com/Menalton_Braff
http://menalton.com.br
http://www.facebook.com/menalton.braff
http://www.facebook.com/menalton.braff.escritor
http://www.facebook.com/menalton.para.crianças