sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

GRANDE SERTÃO: VEREDAS (9)


O SERTÃO

Dizer que Guimarães Rosa é um autor regionalista não chega a ser um erro, mas esquecer seu lado universalizante, então sim, trata-se de uma falsidade. GR não explorou o pitoresco e o exótico como valores finais, e quando literalizou os costumes, crenças e, sobretudo, a linguagem do sertanejo, não o fez com o propósito de cano curto de mostrar-nos uma curiosidade. Havia como fundamento o propósito de trabalhar com aquilo que é universal entre os seres humanos. Medos, dúvidas, ódio, a vida e a morte, o amor, os questionamentos sobre a existência de Deus e do diabo. Isso não são questões regionais.


Além disso, o próprio sertão, onde se movem suas personagens deste romance, não é um espaço geográfico. Apesar de falar constantemente de acidentes ao sul do rio Urucúia (fronteira entre Minas e Bahia), a visão de Riobaldo transcende a geografia. E são dele os trechos abaixo:
Pág. 23 - "O senhor tolere, isto é o sertão. Uns querem que não seja: que situado sertão é por os campos gerais a fora a dentro, eles dizem, fim de rumo, terras altas, demais do Urucúia. Toleima. Para os de   Corinto e do Curvelo, então, o aqui não é o dito sertão?Ah, que tem maior! Lugar sertão see divulga: é onde os pastos carecem de fechos; onde um pode torar dez, quinze léguas, sem topar com cada de morador; e onde um criminoso vive seu cristo-jesus, arredado do arrocho de autoridade. "
Pág. 41 - "Sertão. Sabe o senhor: sertão é onde o pensamento da gente se forma mais forte do que o poder do lugar. Viver é muito perigoso."
Pág. 47 - "Sertão: estes seus vazios. O senhor vá. Alguma coisa, ainda encontra. Vaqueiros? Aos antes - a um, ao Chapadão do Urucúia - aonde tanto boi berra ... Ou o mais longe: vaqueiros do Brejo-Verde e do Córrego do Quebra-Quináus: cavalo deles conversa cochicho - que se diz - para dar sisado conselho ao cavaleiro, quando não tem mais ninguém perto, capaz de escutar. Creio e não creio. Tem coisa e cousa, e o ó da raposa..."
Pág. 89 - "O sertão é do tamanho do mundo."
Mas nada, nem mesmo o conhecimento prévio, substitui o prazer da leitura deste monumento literário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

http://twitter.com/Menalton_Braff
http://menalton.com.br
http://www.facebook.com/menalton.braff
http://www.facebook.com/menalton.braff.escritor
http://www.facebook.com/menalton.para.crianças