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Roman Jakobson |
Pág. 14 - Na época positivista, as dificuldades e os
melindres do estabelecimento do conceito da literatura foram simplista e
radicalmente suprimidos, ao aceitar-se como literatura, seguindo talvez a
sugestão oferecida pela etimologia do vocábulo, todas as obras, manuscritas ou
impressas, que representassem a civilização de qualquer época e de qualquer
povo, independentemente de possuírem, ou não, elementos de ordem estética:
'Considéré historiquement, le domaine de la littérature est des plus vastes. Il
comprend dans leur suite tous les ouvrages d'esprit qui se produisent à toutes
les époques, chez tous les peuples et qui en marquent l'état intellectuel,
moral, social, le degré de civilisation'.
Em clara e consciente reacção contra este conceito
positivista de literatua, que dominou em tantos manuais de história literária
da segunda metade do século XIX e ainda das primeiras décadas do século XX, os
três mais influentes e mais fecundos movimentos de teoria e crítica literárias
da primeira metade do século actual - o formalismo russo, o new criticism
anglo-norte-americano e a estilística - coincidem no reconhecimento da
necessidade urgente, metodologicamente prioritária, de estabelecer com rigor um
conceito de literatura qua literatura,
isto é, enquanto fenômeno estético específico. Tácita ou explicitamente,
proponham, ou não, taxativas definições de literatura, o formalismo russo, o
new criticism e a estilística advogam o princípio de que os textos literários
possuem caracteres estruturais peculiares que os diferenciam inequivocamente
dos textos não-literários, daí procedendo a viabilidade e a legitimidade de uma
definição referencial de literatura. Correlativamente, à especificidade
objectiva dos textos literários deverá corresponder a especificidade dos
métodos e processos de análise desses mesmos textos. Para designar a
especificidade da literatura, criou Roman Jakobson, num dos seus primeiros
estudos, o vocábulo literaturnost , isto é, literariedade: 'Assim, o objecto da
ciência da literatura não é a literatura, mas a literariedade, isto é, o que
faz de uma determinada obra uma obra literária.'"
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