sexta-feira, 31 de agosto de 2012

O CASARÃO NO CMAIS



O conflito familiar em tempos de ditadura militar
Menalton Braff resgata quebras de tabus em ‘O Casarão da Rua Rosário’

‘O Casarão da Rua Rosário’ é o mais recente livro de Menalton Braff, que usou o romance para relembrar os conflitos sociais do período de ditadura militar. O escritor se inspirou na sua experiência em 1964, quando foi considerado um ‘inimigo do estado’.

Na obra, Menalton narra uma história de conflito familiar que tem como pano de fundo algumas passagens da história do Brasil. “Pincei alguns fatos que, na realidade, vão mais tarde dividir a família com o golpe militar de 1964”. Na história, há vetores políticos, uma família tradicional residente no casarão da Rua Rosário, mas que possui ovelhas desgarradas do conservadorismo.

Neste trabalho, o escritor optou por inovar. “A ideia era fazer alguma coisa que não costumava fazer, que é datar e localizar. Eu localizo: é Brasil, e num período bastante extenso que vai do fim da Segunda Guerra Mundial até o ano de 2000. Eu sempre trabalhava alguma coisa curta e densa. Desta vez eu quis me estender”.

 Menalton se define principalmente como um romancista, pois considera a relação que tem com o estilo como a de um casamento, ao contrário do que acontece com o conto. "O conto para mim é como o ‘ficar’, um negócio rápido, sem muito compromisso. O romance é o casar”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

http://twitter.com/Menalton_Braff
http://menalton.com.br
http://www.facebook.com/menalton.braff
http://www.facebook.com/menalton.braff.escritor
http://www.facebook.com/menalton.para.crianças