terça-feira, 2 de outubro de 2012

QUESTÕES DE ESTÉTICA DA LITERATURA (29)

São três as principais contestações à teoria jakobsoniana das funções de linguagem, em especial à função poética.


Pág. 68 - "a) Aquele princípio, de per si, não possibilita distinguir com precisão entre um texto poético e um texto não poético."

O autor se refere ao princípio segundo o qual o discurso poético tende a uma predominância da mensagem sobre as demais funções. E não se entenda "mensagem" com seu uso vulgar, pois para Jakobson, "mensagem" era o próprio texto, qualquer que fosse.


"Em estrita conformidade com o seu teor, deveríamos aceitar que em muitos textos não literários - textos publicitários, provérbios, adivinhas, etc. - se realiza a função poética em (Pág. 69) grau mais elevado do que em muitos textos literários. Para se afirmar, por exemplo, que em certos textos publicitários não predomina a função poética, teremos de recorrer a factores contextuais e pragmáticos. E quando estes factores deixarem de actuar? Como pondera Lázaro Carreter, 'Cuando decidimos que en tal o cual texto preponndera la (funcción) poética, ?no estaremos afirmando tautologicamente lo que ya sabíamos antes de considerar su urdimbre lingüística? Por otra parte - y pienso que este argumento posee fuerza -, las funciones son solidarias de la situación en que el mensaje se emite. I like Ike obraba conativamente en las elecciones presidenciales norte-americanas de 1953, y sólo entre sus potenciales electores. ?Era poético ese mensaje para quienes no lo recibían como exhorto? ?Lo es hoy, cuando el eslogan, ya inactivo como tal, es sólo una ingeniosa urdimbre de malícias lingüísticas?' A lógica implícita da teoria jakobsoniana da função poética da linguagem devia conduzir à futura transformação em textos literários de muitos textos da publicidade actual."

Glossário: Urdimbre - conformação fônica da palavra em relação com outras palavras do texto. Urdidura, tecido, trama.


(CONTINUA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

http://twitter.com/Menalton_Braff
http://menalton.com.br
http://www.facebook.com/menalton.braff
http://www.facebook.com/menalton.braff.escritor
http://www.facebook.com/menalton.para.crianças