![]() |
| Yurij Lotman |
Pág. 90 - "2.8. O sistema semiótico literário como sistema modelizante secundário
A mais profunda e esclarecedora análise da problemática da literatura enquanto sistema semiótico ficou a dever-se, desde os inícios da década de sessenta, à chamada 'escola soviética de semiótica' e, em particular, aos estudos do investigador e professor da universidade de Tartu, Jurij M. Lotman. (pág.91)
Redescobrindo e muitas vezes reformulando os contributos teóricos do formalismo russo, assimilando e aprofundando ensinamentos e sugestões de autores como Peirce, Saussure e Charles Morris, desenvolvendo, embora nem sempre de modo coerente, algumas das mais fecundas hipóteses e teorias de Hjelmslev, utilizando instrumentos conceptuais e metodológicos da teoria da informação, da cibernética e da lógica contemporânea, os grupos de investigadores do Instituto de Estudos Eslavos da Academia das Ciências de Moscovo e da Universidade de Tartu têm estado a elaborar - e exprimimo-nos assim, porque se trata de uma investigação científica in progress - uma das mais fecundas e fascinantes teorias das ciências humanas contemporâneas.
(...) o conceito de sistema modelizante do mundo. Na sua 'Introdução às teses apresentadas neste Simpósio, V.V.Ivanov estabelece como objecto de estudo da semiótica os modelos do mundo que o homem constrói, entendendo-se (pág. 92 por modelo a representação - constituída por um número finito de elementos e de relações entre estes elementos - dos objectos modelizados. A modelização do mundo realiza-se, em qualquer sociedade humana, através de um determinado número de sistemas semióticos coexistentes e complementares. 'Por sistema modelizante', escreve Lotman, 'entendemos o conjunto estruturado dos elementos e das regras; tal sistema encontra-se em relação de analogia com o conjunto dos objectos no plano do conhecimento, da tomada de consciência e da actividade normativa. Por isso, um sistema modelizante pode ser considerado como uma língua.' Quer dizer, os sistemas modelizantes - e sublinhe-se que Lotman define o sistema modelizante em conformidade com a concepção saussuriana de langue - permitem ao homem a organização estrutural, com funções gnoseológicas, comunicativas e pragmáticas, do mundo circundante - os realia estruturados em signos e como signos - , podendo o modelo do mundo assim construído ser considerado, numa perspectiva cibernética, como 'o programa de comportamento do indivíduo ou da colectividade' (este programa actua, não raro, inconscientemente).
A organização estrutural do mundo constitui a tarefa fundamental da cultura. Lotman define a cultura como a memória não hereditária de uma comunidade, como o conjunto da (pág. 93) informação não genética e dos meios necessários para a sua organização, a sua preservação e a sua transmissão; a cultura não é apenas um acervo de informação, mas é também um complexo mecanismo de elaboração e comunicação (grifo nosso) - ou, por outras palavras, um complexo mecanismo de codificação, decodificação e transcodificação - desse depósito informativo.
A cultura é um gerador de estruturalidade que, por meio de determinados sistemas de prescrições e regras, cria uma sociosfera, isto é, um conjunto de fenómenos e de valores que, tal como a biosfera proporciona condições para a aparição e o desenvolvimento da vida orgânica, torna possível a vida de relação do homem, conferindo-lhe sentido em todos os planos. A cultura apresenta-se assim como um sistema semiótico ou, mais correctamente, como um feixe de sistemas semióticos conformados historicamente, organizados segundo uma complexa hierarquia de níveis, dotados de variável capacidade modelizante e de cuja dinâmica resulta um conjunto de mensagens. De acordo com uma terminologia diversa, mas equivalente da anterior, pode-se 'considerar a cultura como uma (pág. 94) língua e como um conjunto de textos redigidos nessa língua, entendendo-se por língua 'qualquer sistema de comunicação que utiliza sinais ordenados de um modo particular' e por texto 'qualquer comunicação registrada num determinado sistema de signos.'"
(CONTINUA)

Nenhum comentário:
Postar um comentário
http://twitter.com/Menalton_Braff
http://menalton.com.br
http://www.facebook.com/menalton.braff
http://www.facebook.com/menalton.braff.escritor
http://www.facebook.com/menalton.para.crianças