quarta-feira, 13 de março de 2013

LEITURAS IMPORTANTES

Acabei de ler A insurreição, de Antonio Skármeta, um dos maiores nomes da literatura chilena atual, que se tornou mundialmente conhecido principalmente por seu O carteiro e o poeta.

O livro foi editado pela Francisco Alves em 1983.
Skármeta ora faz poesia em prosa, ora emprega recursos como a ironia, ora faz humor, mas está sempre operando sobre a insurreição sandinista na Nicarágua.
Sobre o livro, assim se manifesta Bella Jozef:



"Antonio Skármeta não escreve tese nem testemunho, no sentido simplista e direto. Mas um romance. Quente e complexo como a vida. focaliza as relações de personagens que mostram vontade de viver e de amar, em seu dramático diálogo com o mundo, abrindo´se em diversas direções a partir de um eixo estrutural: a revolução na Nicarágua. Skármeta sabe interessar e entreter tanto na profundidade lírica de sua prosa que faz surgir os valores mais secretos da palavra como no testemunho direto da política em sua contigência mais urgente. Com a convicção de seu compromisso, aborda os temas sem sucumbir a esquemas estéreis, evitando as armadilhas do descritivismo engajado. O que lhe dá lugar destacado é a expressão original das experiências concretas do processo nicaraguense somado a uma prosa arrebatada, sensual, original e engenhosa, por vezes paródica, que evita os lugares-comuns, sublinhando as palpitações secretas e as explosões criadoras."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

http://twitter.com/Menalton_Braff
http://menalton.com.br
http://www.facebook.com/menalton.braff
http://www.facebook.com/menalton.braff.escritor
http://www.facebook.com/menalton.para.crianças