quarta-feira, 1 de maio de 2013

QUESTÕES DE ESTÉTICA DA LITERATURA (52)

Desde a postagem 51, o autor Vítor Manuel de Aguiar e Silva vem desenvolvendo os porquês de se considerar textos literários de baixa qualidade. Por enquanto, está ocupado com a terminologia e suas razões.

Págs. 114 a 116 - "As designações de 'infraliteratura' e 'subliteratura', como resulta dos morfemas prefixais infra- e sub-, enfatizam a ideia de que os textos literários por elas abrangidos são esteticamente desvaliosos, ocupando uma posição subalterna e desprestigiada no quadro dos valores socioculturais de uma comunidade.

Na designação de 'paraliteratura', pelo contrário, não avulta de igual modo uma conotação desqualificante: os textos literários que representam a extensão do conceito, como decorre do morfema prefixal para-, situam-se ao lado, junto da literatura, constituindo uma 'literatura periférica' ou uma 'literatura marginal'. Esta designação tem sido favoravelmente acolhida por diversos estudiosos.
A designação de 'literatura de consumo' coloca o acento ltônico na atitude de apetite voraz e ao mesmo tempo de passividade, de amortecimento, senão mesmo de ausência de capacidade crítica, com que determinado público consome, isto é, lê tal literatura. A 'literatura de consumo' é uma literatura que não perdura, porque é uma 'literatura trivial', uma 'literatura ligeira' (...), carecente dos predicados semânticos e formais que fundamentam e justificam a perdurabilidade da 'grande literatura'. Nesta perspectiva, a 'literatura de consumo' e a 'literatura ligeira' têm a sua contrapolaridade na 'literatura clássica', isto é, aquela literatura valorada como modelar, preservada como suprema herança cultural de uma comunidade e que suscita, ao longo dos tempos, plurímodas leituras. A esta luz se compreende também a razão de ser da designação de 'literatura não-canonizada', isto é, aquela literatura não inscrita no catálogo dos textos fundamentais, sob os aspectos estético, semântico-pragmático e linguístico, do património literário de uma comunidade."

(CONTINUA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

http://twitter.com/Menalton_Braff
http://menalton.com.br
http://www.facebook.com/menalton.braff
http://www.facebook.com/menalton.braff.escritor
http://www.facebook.com/menalton.para.crianças