quarta-feira, 3 de julho de 2013

QUESTÕES DE ESTÉTICA DA LITERATURA (60)



Jean Tortel
Continuamos examinando as diversas designações, suas semelhanças e diferenças, para a paraliteratura, seguindo a Teoria da Literatura de Vítor Manuel de Aguiar e Silva.


Pág. 128 - "Como se depreende das análises anteriores, as diversas designações examinadas estão longe de ser semanticamente análogas, correspondendo algumas delas a uma peculiar perspectivação do mesmo fenómeno, fazendo outras avultar aspectos e valores diferenciados do objeto em estudo, denotando ainda outras tipos de textos e modalidades de produção e recepção substancialmente heterogéneos entre si. Parece-nos, todavia, que a designação de 'paraliteratura', atendendo à sua conformação lexical e ao seu espectro semântico, se revela como a mais operatória de todas, a mais adequadamente abrangente, tanto do ponto de vista intensional como extensional.

A existência de uma fronteira, ou de uma clivagem, entre a literatura e a paraliteratura constitui um dado observacional reconhecível e comprovável de múltiplos modos, desde a análise sociológica dos processos e circuitos de produção, difusão e consumo dos textos literários e paraliterários até ao exame do modo como o sistema de ensino, em cada comunidade e em diferentes momentos históricos, recebe e valora esses mesmos textos.

Tal fronteira, porém, é muitas vezes precária e fluida, sendo passível, sobretudo, de profundas alterações diacrónicas. No seu tempo, por exemplo, Eugène Sue foi considerado um romancista que se situava e era citado ao lado de Balzac e que exerceu uma larga influência nas literaturas europeias em meados do século XIX, mas hoje a sua obra está inequivocamente incluída no âmbito da paraliteratura. Pensando neste caso paradigmático e em muitos fenómenos congéneres ocorrentes na literatura francesa, Jean Tortel refere-se a uma 'inversão óptica' que consistiria na 'passagem da literatura para a paraliteratura': uma parte estatisticamente importante dos textos lidos e valorados como literários num dado período histórico seria relegada, em períodos históricos subsequentes, para a categoria da paraliteratura."

(CONTINUA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

http://twitter.com/Menalton_Braff
http://menalton.com.br
http://www.facebook.com/menalton.braff
http://www.facebook.com/menalton.braff.escritor
http://www.facebook.com/menalton.para.crianças