Conto inédito.
Só bem mais tarde descobri ter entrado em um jogo julgando tratar-se da vida.
Meses depois, quando Diana disse hoje você me salvou mais uma vez, percebi que fora para mim, e só para mim, que a tinha salvado. Esbarrava em minha consciência um sentimento de posse até então desconhecido. Diana era uma pertença a meu alcance. Sem minha voz, que só ela ouvia, a peça teria desandado. Foi a primeira vez que fingi estar jogando, mas o fingimento era apenas dos lábios, porque eu fingia que estava fingindo. Enquanto eu estiver por perto, foi minha resposta, você está salva. Nós dois misturamos nossos risos, e pensei que misturávamos nossas vidas. Até então, eu era uma estátua para seus ditos graciosos. E com que encanto, então, Diana os proferia, sabendo que me embaraçava − um vegetal em combustão.
Pela porta dos fundos
O início daquele jogo foi uma frase que me incendiou. O nosso jogo. No
fim da peça, passei pela frente de seu camarim, e ela me disse não vivo sem
você. Seu riso quente, então, invadiu minhas veias, ocupou cada célula do meu
corpo. Não vivo sem você. Sem coragem para entrar, fiquei parado no limiar da
porta fruindo até a última gota do olhar com que ela me amarrava ali. Tentei
dizer alguma coisa para dar a entender que tinha ouvido sua frase e que seu
riso já ocupava muitas de minhas noites, mas não consegui mover os lábios, como
não conseguia mover os pés.
Só bem mais tarde descobri ter entrado em um jogo julgando tratar-se da vida.
Meses depois, quando Diana disse hoje você me salvou mais uma vez, percebi que fora para mim, e só para mim, que a tinha salvado. Esbarrava em minha consciência um sentimento de posse até então desconhecido. Diana era uma pertença a meu alcance. Sem minha voz, que só ela ouvia, a peça teria desandado. Foi a primeira vez que fingi estar jogando, mas o fingimento era apenas dos lábios, porque eu fingia que estava fingindo. Enquanto eu estiver por perto, foi minha resposta, você está salva. Nós dois misturamos nossos risos, e pensei que misturávamos nossas vidas. Até então, eu era uma estátua para seus ditos graciosos. E com que encanto, então, Diana os proferia, sabendo que me embaraçava − um vegetal em combustão.
Diana me amava, eu aparecia em seus sonhos, ela não podia viver sem mim.
Quantas vezes ouvi tudo isso, meu sangue a ebulir, caudal de que mal dava conta
o coração. Os outros integrantes da companhia sorriam para mim ao se referirem
àquele caso entre nós dois. E eu, com a voz clara de um riacho entre pedras, e
a dicção pura que jamais perdeu um só fonema, me encolhia sem nada dizer a meu
favor. Sorvia tão-somente com extremo gosto aquelas alusões cheias de malícia e
que a meu ver justificavam minhas esperanças.
Houve meses em que era sacrifício imenso ficar na gaiola do ponto até
tarde da noite. Mas era um sacrifício a que me dedicava sem relutância, pois
era dele que emanava minha certeza de estar vivo. Minhas vistas se desgastaram
na obscuridade em que era forçado a participar do espetáculo. Caí em desespero
à simples ideia de me separar do palco. Um par de óculos foi que me restituiu a
confiança em mim mesmo.
Restabelecida a rotina, meu único sofrimento acontecia nos dias de folga
da companhia. Ficava em casa perdido, sem saber como passar o tempo vazio da
espera, sem interesse por nada que não fosse a contagem de cada minuto que me
separava de Diana. Da sala para a cozinha, da cozinha para a varanda, me movia
num mundo descolorido, nem frio nem quente, um mundo de tempo feito de uma
pasta viscosa e grossa, caldo lento e pesado.
Cheguei a desconfiar, por algum tempo, da sinceridade daqueles sorrisos.
Como imaginar que todos, atores e atrizes, tivessem entrado em um jogo, ainda
que como meros coadjuvantes? Para mim era mais conveniente acreditar na pureza
da alegria com que me cumprimentavam piscando olhos maliciosos.
Na semana passada nos cruzamos nos bastidores depois de uma noite infeliz
de Diana. Ela não conseguia se concentrar e pelo menos umas cinco vezes se
pendurou em meus lábios, de olhos e ouvidos abertos. Desconheço suas razões,
como não sei quase nada de sua vida. O que vivíamos debaixo dos spots já me
satisfazia. Naquela noite estávamos todos cansados por causa da tensão
provocada por um desempenho apenas medíocre. Diana, suada e de olheiras roxas,
me disse assim na minha cara você é o homem da minha vida. Disse e continuou
andando na direção do camarim. Voltei e segui atrás dela. Ninguém diz
impunemente uma coisa dessas, foi o que pensei.
Ela mal tinha entrado, a porta ainda aberta, e mergulhei no gesto mais
ousado de minha vida. Sim, mergulhei, pois foi como se meu corpo todo, meus
sentidos, estivessem naquele momento penetrando em um elemento denso e
perigoso, do qual nem sempre se pode sair com vida. Eu não conseguia respirar
direito e achei que fosse morrer sufocado. Entrei também e tranquei a porta.
Seu olhar de espanto me abalou, mas não me fez desistir. Peguei-a pelos dois
braços e, mais perto de seu rosto do que jamais conseguira chegar, disse com a
voz distorcida pela emoção, apesar da articulação perfeita de todas as sílabas,
como eu sempre soube fazer, que queria casar com ela.
O que se seguiu, oh suor que não larga mais minhas mãos, oh nuvem que
escureceu meu céu e minha vida, o que se seguiu não consigo lembrar claramente.
As palavras e os gestos, a expressão de seu rosto, tudo me fez perder a noção
de onde estava e o que fazia. Na luz mais forte do camarim, nos espelhos que
nos rodeavam, nas flores murchas que tresandavam a cemitério, em tudo só
consegui mergulhar como arrastado por um vórtice a que não se pode resistir. Eu
me afogava. Você não se enxerga?, foi o último grito que ainda ouvi com alguma
clareza. Seus olhos aterrorizados me enlamearam de ódio de alto a baixo.
Não sei como nem quando cheguei em casa. Ruas noturnas e silenciosas testemunharam
meus passos incertos, recolheram muitas de minhas lágrimas. Eu queria morrer,
mas não sabia como se faz isso. Também não sei se era mesmo morrer que eu
queria. Às vezes, ao cobrar uma esquina, mudando a paisagem, me ocorriam ideias
sinistras e me parecia que matar seria muito melhor do que morrer. Cheguei sujo
e cansado, e do jeito que cheguei me atirei na cama. E dormi como quem acaba de
morrer: um sono escuro e vazio.
Também não sei a que horas acordei no dia seguinte. O céu estava
encoberto, as árvores da minha rua tinham adquirido esta cor de palha seca das
coisas que morrem. Nenhum som dos muitos que sempre amei da cidade me ligavam
ao mundo. A dor que andei derramando pelas ruas à noite transformou-se num
clarão do ódio inventado pela desilusão.
Tomei um copo de água gelada e sentei numa cadeira perto da mesa da
cozinha. Olhava minhas mãos imóveis sobre a tampa da mesa e não entendia que
elas fizessem parte de mim. Que utilidade teria comer, seguir a velha rotina de
anos, indo à padaria logo depois de levantar, botar água a ferver para passar
um café, ler os jornais, repassar os textos da noite?
O sol bateu na janela e atravessou a cortina. Foi um raio dele que me
atingiu os olhos e o cérebro. Tomei outro copo de água e corri à sala, onde me
aguardava uma cópia da Casa das bonecas,
cuja estreia se daria no próximo fim de semana. Como geralmente fraco, tinha
acompanhado os últimos ensaios para observar os principais obstáculos encontrados
pela memória dos artistas. Minha cópia estava rabiscada, com anotações que me
ajudassem nos momentos de maior necessidade. Sem medo de mentir, eu já sabia a
peça quase toda de cor. Mas resolvi estudá-la em cada fala e foi o que fiz até
a chegada da noite.
Nos dias seguintes, tive um só pensamento: restaurar meu amor próprio
abalado.
Ontem foi a estreia. E lá estava eu, naquela posição incômoda, o texto à
minha frente, com todas as anotações que tinha feito durante os ensaios e mais
algumas que durante a semana eu fora acrescentando.
Ali, a bem poucos passos de distância, quando abre o pano, Diana/Nora
exercita sua generosidade e diz ao entregador que não precisa devolver o troco.
Meu único temor é de ter os olhos inundados e não poder exercer minha função ou
falhar nos meus planos. Quantas e quantas vezes, fascinado pela imagem da minha
deusa, eu passaria semanas sem comer, sem dormir, dentro da minha concha,
contemplando o semblante do ser amado. Pela primeira vez me soa extremamente
falsa a bondade de Nora e estou para eleger Helmer como a personagem empática.
O primeiro ato transcorre sem novidades. Nora troca a deixa no final de
uma de suas falas e diz: Então os médicos
declararam que ele precisava ir aos banhos. Quando deveria ter dito ir para
o sul. É isso, tenho certeza, que desorienta a Senhora Linde, que me olha
desesperada. É verdade: vocês passaram um
ano inteiro na Itália. E Nora se reencontra com as falas e vai em frente.
Logo nos primeiros minutos do segundo ato, começo a suar, porque meu
momento se aproxima.
É uma das falas mais fáceis, mas sei que Diana, principalmente porque
está desconcentrada, como desde o início venho observando, não vai conseguir
lembrar.
Com sua conhecida arrogância, Helmer se dirige à esposa.
HELMER – (afagando-lhe o queixo) Gentil
por obedecer ao seu marido? Vamos, minha tontinha, bem sei que não foi isso que
você quis dizer. Mas não vou importuná-la. Sei que você está querendo
experimentar a roupa.
Neste ponto ela se aproxima, pois também sabe que nunca lembra a fala
seguinte. Alguma coisa em sua memória se rebela contra a continuação, e ela
depende de mim. Me mantenho um instante mudo, olhando para o texto, adivinhando
apenas o desespero de Diana. Então ergo a cabeça, tudo isso em fração de
segundo, um tempo que a plateia não chega a perceber. Ela agora está
inteiramente em minhas mãos. E sabe disso. Eu não sou o homem de sua vida? Os
tapinhas que recebia nas costas, o sorriso escarninho com que me
cumprimentavam, tudo isso não era porque ela não vivia sem mim e tudo o mais
que durante muito tempo ouvi, sim, com estes ouvidos sensíveis a todos os sons
da voz humana, ouvi embalado por um caudal de esperança?
Diana faz um gesto de nervosismo, gira sobre seu próprio corpo e passa a
mão direita no rosto, como se assim vá lembrar-se do texto. Ah, mas aí mesmo é
que não se lembra. Depois de levantar a cabeça, eu posso ver nitidamente os
bagos de suor logo acima de seus lábios. Mário, que faz Helmer, também se
angustia, tentando inventar alguma saída, quando concluo ter chegado minha
hora. Mas reluto. É tal o pânico que percebo no olhar de Diana que me comovo. Seu
rosto está desfigurado, com feições que se desmancham. Tento desistir de meu
plano, o que não é mais possível. Há dentro de mim um demônio que me guia
contra minha vontade. Nora, neste momento, deve dizer apenas: E você, vai trabalhar? Apenas isso para
que Helmer responda: Vou. E depois de
mostrar uns papéis a Norma, continua seu discurso.
Então minha voz, que a mim mesmo assombra pela clareza inusitada, sai
nítida como lâmina de adaga para introduzir uma fala do terceiro ato, já perto
do final.
NORA – Durante esses três dias eu
vivi um conflito terrível.
Não é a deixa esperada e Mário me olha perplexo. O que está acontecendo,
justo numa estreia para um público convidado, atores de outros grupos, críticos
e resenhistas de toda a cidade, professores e estudantes de artes cênicas? Tudo
isso deve estar passando por sua cabeça, quando decido ajudar e insisto na fala
com que Helmer deve assumir o erro: E
chegou a se desesperar;... Ele parece não me ouvir, os olhos relampejando,
e insisto na deixa de Nora, repetindo cada vez mais alto, para ocupar seu
cérebro. Sem escolha, finalmente ele repete.
HELMER – E chegou a se
desesperar;...
Mário pega minha ajuda e continua, como se tudo estivesse transcorrendo
normalmente.
Dali até a interrupção, não vi mais o que aconteceu.
Abandonei o ponto e saí rapidamente por um corredor pouco usado, porque
ia dar na porta dos fundos, que se abria apenas para carga e descarga. Eu
trazia a chave no bolso.
Do corredor ainda ouvi o diretor gritando para que se fechasse o pano de
boca, sua voz abafada por vaias ruidosas.
Ai, como sofri com esse conto ! Adorei !
ResponderExcluirO prazer estético, Sonia, está quase sempre próximo do sofrimento.
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