sábado, 21 de dezembro de 2013

E-BOOK COLETIVO GANHA MATÉRIA NA REVISTA REVIDE

Acesse a publicação original

O e-book coletivo do projeto "Uma História, várias mãos" vem chamando a atenção da imprensa. Depois de ser noticiado no site "Só notícia boa", de São Paulo,  no site da União Brasileira de Escritores e no portal da Secretaria da Educação de Sergipe, entre outros,  acaba de ganhar uma reportagem na revista Revide Online, na região de Ribeirão Preto. Leia, a seguir, a matéria  do jornalista  Fernando Belezine.

Teen

História coletiva em construção

"Uma história, várias mãos" deve reunir quase duas dezenas de jovens escritores em um e-book que terá leitura gratuita


O premiado escritor Menalton Braff, vencedor do Prêmio Jabuti em 2000 e outros prêmios da literatura, inova agora na maneira de escrever um livro. Pensando em um projeto que pudesse incentivar os adolescentes a ler e escrever – não qualquer texto, mas que fosse literário –, criou o e-book coletivo ‘Uma História, Várias Mãos’.

Com o auxílio da jornalista Sylvia Leite, Menalton iniciou o e-book em setembro deste ano ao lançar, em seu blog, o primeiro capítulo de uma história. Agora, com o interesse de jovens que têm apreço pela escrita e um delicioso trabalho em grupo, os capítulos seguintes estão sendo montados e dando sequência ao texto de Menalton.


“Meu propósito é atingir aqueles adolescentes que tenham alguma vocação para a escrita criativa. É claro que o jovem escritor, é óbvio, não deixa também de ser um leitor”, contou Menalton Braff.

O e-book ‘Uma História, Várias Mãos’ começou com uma temática livre e traz, de início, um rapaz (Ricardo) que encontra um bilhete na carteira da escola; o bilhete, no entanto, exigia que ele deixasse em paz a jovem Marina.

A partir do segundo e terceiro capítulos, a história tem ganhado corpo. Como cada capítulo é escrito por uma pessoa diferente, ganha o texto que tiver melhor base em relação ao texto anterior.

“Na quinzena chegam por volta de vinte capítulos, mas quem toma conta dessa parte é a Sylvia, não sei uma resposta exata”, comentou. Até o fechamento dessa matéria, o e-book coletivo já estava na quinta parte. A próxima etapa é a escolha do novo texto que irá amarrar com o gancho deixado pelo anterior e assim formar o sexto capítulo.

Participam adolescentes de até 18 anos e cada um pode enviar apenas uma versão de cada capítulo. O e-book, que terá inicialmente 20 capítulos, pode aumentar em função do desenrolar da história. Mas cada texto enviado ao escritor passa por alguns critérios de avaliação.

Menalton explica que vários fatores concorrem para a escolha. “Qualidade literária, acima de tudo, mas continuidade também, proposta de sequência, ganchos para novos capítulos, tudo isso é levado em consideração”, disse.

A escolha dos textos vencedores que compõem a sequência do e-book é avaliada por uma comissão julgadora, de acordo com regulamento disponível no blog de Menalton Braff.

De acordo com o escritor, os e-books não vieram para substituir os livros de papel, são apenas mais uma alternativa – e sim, são ferramentas positivas para a literatura. “Quando viajo, por exemplo, levo muitos livros no tablet. Livros que me seria impossível levar na mala se tivesse de usar apenas o livro em sua forma tradicional”.

O e-book ‘Uma História, Várias Mãos’ será editado pela Editora Descaminhos e, posteriormente, disponibilizado gratuitamente para download nos canais de comunicação de Menalton Braff e da editora.

Para 2014, Menalton e Sylvia têm discutido lançar um novo e-book coletivo, dessa vez sem limite de idade para os escritores.

Revide On-line
Texto: Fernando Belezine (Colaborador)
Fotos: Arquivo Revide

* Publicado em 19/12/2013


Nenhum comentário:

Postar um comentário

http://twitter.com/Menalton_Braff
http://menalton.com.br
http://www.facebook.com/menalton.braff
http://www.facebook.com/menalton.braff.escritor
http://www.facebook.com/menalton.para.crianças