sábado, 9 de dezembro de 2017

ORELHA

Esta coluna reúne apresentações de livros escritas por Menalton Braff.

Inventando os significados

Se você nunca leu o Carpinejar, o Fabrício Carpinejar, o azar é seu, mas ainda está em tempo de você exorcizar e repelir o azar. Caso você seja um dos privilegiados que já têm convivido na intimidade de sua poesia, chegou a hora de conhecer o Fabrício prosador.

O amor esquece de começar é a primeira incursão do autor nas linhas corridas da prosa. E se deu bem. Muito bem. Trata-se de um livro de crônicas, mas não a crônica factual, como registro de acontecimentos efêmeros e seu comentário. A matéria do Fabrício não é a história, mas o próprio homem, suas relações. Suas personagens

cumprem aquela vocação geral que as faz portadoras de conteúdos universais bem próximos da filosofia, mas sem a linguagem pesada e sisuda desta, com sua pretensão de profundidade.

O que mais encanta, contudo, neste livro em tudo encantador, não são as definições agudíssimas, seus conceitos recheados de sagacidade e humor. E é evidente que sob esse aspecto o livro já vale a pena ser lido. O que mais encanta, em seu texto, é a invenção de significados, são as combinações inusitadas de palavras. O Fabrício é um pastor, e as palavras são seu obediente rebanho. A todo momento experimentamos o prazer de uma alteração, de uma omissão, de um deslocamento, marcas do autor, que dão à sua literatura, tanto na poesia quanto agora na prosa, um sabor de fruta agri-doce,
cheia de um sumo que nos desce garganta a baixo, que nos inunda. A gravidez é uma respiração sangue a sangue, mais atenta, mais rápida do que a respiração boca a boca. A respiração já é luz no escuro.

É assim o autor de As Solas do Sol, Cinco Marias, Como no Céu, Livro de Visitas e muitos outros. O Fabrício, quando nasceu, não o ensinaram a andar. Essa é a impressão que se tem. Seus primeiros passos, ele já os deu valsando. Ele continua a criança que se deslumbra descobrindo o mundo. Pelo menos o mundo que tenta esconder-se por baixo das palavras.

Tìtulo: O Amor Esquece de Começar
Autor: Fabrício Carpinejar
Editora: Bertrand Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

http://twitter.com/Menalton_Braff
http://menalton.com.br
http://www.facebook.com/menalton.braff
http://www.facebook.com/menalton.braff.escritor
http://www.facebook.com/menalton.para.crianças