Esta coluna reúne textos de Menalton Braff sobre os livros que ele escreveu, mas ainda não foram publicados.
Rua das Laranjeiras
Rua das Laranjeiras é o título de uma das crônicas da coletânea. As crônicas contidas na coletânea foram todas publicadas na revista online Carta Capital. Durante mais de quatro anos colaborei com a revista com textos semanais.
Um esclarecimento talvez ocioso, mas que me agrada fazer. Existem muitos tipos de crônicas: factuais, reflexivas, poéticas etc. Procurei selecionar, para esta coletânea, crônicas que se desligassem dos acontecimentos diários ou que, pelo menos, o acontecimento diário pudesse universalizar-se. Minha preferência, portanto, recaiu sobre crônicas reflexivas e poéticas.
Rua das Laranjeiras, por exemplo, é uma crônica que nada tem a ver com a rua das Laranjeiras, no Rio de Janeiro. É uma rua ficcional. E o tema, mais ou menos obscuro, da crônica é a nostalgia da infância, sua perda inevitável.
Não espero ver este livro publicado. Acho que só se justifica a publicação de livros de crônica quando o autor já é escritor consagrado, cujo nome atrai leitores. Não é o meu caso. Também tenho a impressão de que nunca mais vou me sentir tentado a escrever crônicas. Foi uma experiência boa, uma experiência que me faltava e me parece que não fui tão mal assim. Mas encerrei o ciclo e não sinto necessidade desse tipo de expressão.
Corrigindo: tenho publicado uma crônica por semana no meu blog, a pedido da Sylvia Leite, que gerencia minhas redes sociais, na coluna CARTAS DO INTERIOR. É uma tentativa de revelar aspectos da vida fora da capital, seus valores, os principais acontecimentos, pelo menos aqueles que no meu entender são dignos de algum comentário. Alguma delas quem sabe ainda vai parar na Rua das Laranjeiras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
http://twitter.com/Menalton_Braff
http://menalton.com.br
http://www.facebook.com/menalton.braff
http://www.facebook.com/menalton.braff.escritor
http://www.facebook.com/menalton.para.crianças