Esta coluna reúne textos de Menalton Braff sobre seus livros ainda inéditos.
Uma casa com varanda
"Uma casa com varanda" teve motivação recente. Uma amiga cuja admiração pelo próprio pai me pareceu um exagero. Admiração pelo pai é coisa normal, mas quando a admiração chega perto da adoração começa a causar algum desconforto naqueles que assistem ao fato.
Personagens de narrativas literárias, muitas vezes podem ser personas sem nada de extraordinário, isto é, pessoas que consideramos normais. Os fatos, então, devem ter algo incomum, aquilo que justifique sua escritura. Quando a personagem tem alguma característica muito forte, que a torne diferente da maioria, muitas vezes os fatos não precisam ser tão marcantes.
A construção de "Uma casa com varanda" teve a característica de uma mulher como móvel da narrativa. Uma mulher com duas filhas e um filho é abandonada pelo marido que não suporta mais a desvantagem que leva a toda hora na comparação com o sogro. Abandona a família.
Quem vai narrar a história é a filha do meio, professora de artes, senso crítico aguçado. Ela emprega a ironia como principal característica de estilo. Muita ironia, mas carregada de lirismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
http://twitter.com/Menalton_Braff
http://menalton.com.br
http://www.facebook.com/menalton.braff
http://www.facebook.com/menalton.braff.escritor
http://www.facebook.com/menalton.para.crianças