Isso aí é arte? |
“Os ingênuos da indústria cultural, ávidos das suas mercadorias, situam-se aquém da arte; eis porque percebem a sua inadequação ao processo da vida social actual − mas não a falsidade deste − muito mais claramente do que aqueles que ainda se recordam do que era outrora uma obra de arte.”
Theodor Adorno, Teoria estética
Theodor Adorno, Teoria estética
Vivemos um momento delicado em relação à arte, meu caro Menalton.
ResponderExcluirHoje é cada vez mais rotineiro em dizer que isso é arte, aquilo é arte, a pintura do macaco é arte (ou esses cavalos fugindo do fogo da floresta), enfim, uma banalização em que a questão mercadológica dá as ordens.
Quando se cobra o critério de apontar isso e aquilo como arte, estas mesmas bocas se calam.
Se alguém critica, falam que é preconceito ou inveja. Meu medo é: qual o próximo passo disso?
Não, meu caro Vitor, não tenha esse medo. Sempre haverá pessoas sensíveis para a arte. Os outros, bem, vão sempre achar que o bonito e o belo são a mesma coisa. Fazer o quê?
Excluir"É impossível explicar a broncos o que é a arte; não poderiam introduzir na sua experiência viva a compreensão intelectual. Está neles tão sobrevalorizado o princípio de realidade que interdiz sem mais o comportamento estético (...) Perante o ‘Para quê tudo isso?’, perante a reprovação da sua real inutilidade, as obras de arte emudecem total e irremediavelmente.” Theodor Adorno - Teoria Estética
Olá pessoal!
ResponderExcluirTenho uma lógica simples para explicar o que é arte. É aquilo que pessoas aparentemente comuns fizeram mas ninguém jamais fez igual. Por exemplo: Arte é o que Pelé fez jogando futebol, é o que os Beatles fizeram no mundo da música, é o que Leonardo da Vinci.
Vitor, Menalton, abraço e até breve.