domingo, 11 de março de 2012

QUESTÕES DE ESTÉTICA

Isso aí é arte?

“Os ingênuos da indústria cultural, ávidos das suas mercadorias, situam-se aquém da arte; eis porque percebem a sua inadequação ao processo da vida social actual − mas não a falsidade deste − muito mais claramente do que aqueles que ainda se recordam do que era outrora uma obra de arte.”

Theodor Adorno, Teoria estética

3 comentários:

  1. Vivemos um momento delicado em relação à arte, meu caro Menalton.
    Hoje é cada vez mais rotineiro em dizer que isso é arte, aquilo é arte, a pintura do macaco é arte (ou esses cavalos fugindo do fogo da floresta), enfim, uma banalização em que a questão mercadológica dá as ordens.
    Quando se cobra o critério de apontar isso e aquilo como arte, estas mesmas bocas se calam.
    Se alguém critica, falam que é preconceito ou inveja. Meu medo é: qual o próximo passo disso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, meu caro Vitor, não tenha esse medo. Sempre haverá pessoas sensíveis para a arte. Os outros, bem, vão sempre achar que o bonito e o belo são a mesma coisa. Fazer o quê?
      "É impossível explicar a broncos o que é a arte; não poderiam introduzir na sua experiência viva a compreensão intelectual. Está neles tão sobrevalorizado o princípio de realidade que interdiz sem mais o comportamento estético (...) Perante o ‘Para quê tudo isso?’, perante a reprovação da sua real inutilidade, as obras de arte emudecem total e irremediavelmente.” Theodor Adorno - Teoria Estética

      Excluir
  2. Olá pessoal!

    Tenho uma lógica simples para explicar o que é arte. É aquilo que pessoas aparentemente comuns fizeram mas ninguém jamais fez igual. Por exemplo: Arte é o que Pelé fez jogando futebol, é o que os Beatles fizeram no mundo da música, é o que Leonardo da Vinci.

    Vitor, Menalton, abraço e até breve.

    ResponderExcluir

http://twitter.com/Menalton_Braff
http://menalton.com.br
http://www.facebook.com/menalton.braff
http://www.facebook.com/menalton.braff.escritor
http://www.facebook.com/menalton.para.crianças