(Anotações fragmentárias de um livro considerado fundamental para os estudos literários: Teoria da Literatura, de René Wellek e Austin Warren)
POESIA E HISTÓRIA

No parágrafo 50 de sua Poética, eis o que nos diz Aristóteles:
"50. Pelas precedentes considerações se manifesta que não é ofício de poeta narrar o que aconteceu, é, sim, o de representar o que poderia acontecer, quer dizer: o que é possível segundo a verossimilhança e a necessidade. Com efeito, não diferem o historiador e o poeta por escreverem verso ou prosa (pois que bem poderiam ser postos em verso as obras de Heródoto, e nem por isso deixariam de ser história, se fossem em verso o que eram em prosa) - diferem, sim, em que diz um as coisas que sucederam, e outro as que poderiam suceder. Por isso a
poesia é algo de mais filosófico e mais sério do que a história, pois refere aquela principalmente o universal, e esta o particular. Por 'referir-se ao universal' entendo eu atribuir a um indivíduo de determinada natureza pensamentos e ações que, por liame de necessidade e verossimilhança, convêm a tal natureza; e ao universal, assim entendido, visa a poesia, ainda que dê nomes às suas personagens; particular, pelo contrário, é o que fez Alcibíades ou o que lhe aconteceu."
É preciso que nos lembremos do tempo em que o texto foi escrito. Escritor, com o sentido de criador literário, não existia, cabendo portanto o entendimento de que se refere não especificamente ao poeta, autor de poesia. Da mesma forma, historiador, aquele que relata os acontecimentos, pode muito bem ser substituído por jornalista, palavra inexistente na época.
Em nosso entender, isso não implica em hierarquização desta ou daquela função. O texto histórico (jornalístico) difere do texto poético (literário), entre outras coisas, no objetivo com que cada um dos textos é procuzido.
(Continua)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
http://twitter.com/Menalton_Braff
http://menalton.com.br
http://www.facebook.com/menalton.braff
http://www.facebook.com/menalton.braff.escritor
http://www.facebook.com/menalton.para.crianças