![]() |
Hans Robert Jauss |
Para que o receptor possa se apropriar de um texto literário, para que ele realize com propriedade o processo de sua identificação, existem algumas condições sine qua non.
a) o leitor deve ter o conhecimento do sistema modelizante primário em que é vazado o texto;
b) o leitor deve ter conhecimento do sistema literário e dos respectivos códigos de que o texto depende;
c) o leitor tem que ter domínio dos mecanismos subjacentes à organização do texto, principalmente do texto literário;
d) o policódigo do emissor e o policódigo do receptor, tal como se configuram no decurso de um mesmo ato de leitura, se intersectam mutuamente;
e) a leitura do texto literário se realiza quando ocorre a fusão de dois horizontes: o horizonte implícito no texto e o horizonte representado pelo leitor no ato de leitura desse texto. (terminologia difundida pela estética da recepção de Jauss).
Existem correntes críticas que afirmam ser o texto uma construção do leitor, assim como outras que afirmam ser o leitor o resultado do texto. Na verdade os dois interagem, mas não se criam.
Transcrevo do livro que vimos estudando o final de um parágrafo, nas páginas 314/315.
"O texto, antes do acto de leitura, é já um artefacto produzido por um emissor, construído em conformidade ou em ruptura com determinados códigos e possuindo certas características e marcas semióticas que o individuam na sua corporeidade e na sua ratio textus - o seu sentido - e que não permitem qualquer leitura por qualquer leitor. O receptor, por sua vez, é uma entidade semiótica que se constitui ao longo do tempo, modelada e replasmada no decurso de múltiplas leituras, estruturada pela aquisição de diversificados conhecimentos e pela fruição ou pelo sofrimento de multímodas experiências vitais. O leitor não é o efeito da leitura de um único texto, nem se configura ex nouo e de raiz em virtude da leitura de cada texto, embora se modifique como entidade semiótica, em grau variável, em cada leitura que perfaz."
Nenhum comentário:
Postar um comentário
http://twitter.com/Menalton_Braff
http://menalton.com.br
http://www.facebook.com/menalton.braff
http://www.facebook.com/menalton.braff.escritor
http://www.facebook.com/menalton.para.crianças