quarta-feira, 21 de setembro de 2016

CANTIGAS DE AMIGOS

PODES        
(Vasco Pereira de Oliveira*)


              apagar as luzes,
               já lambi o sol nos olhos das crianças
              
               esconder os segredos das árvores,
               já entendi a linguagem das folhas no verde do vento

               fechar todas as janelas,
               tenho a cópia de todas as paisagens


               destruir todos os jardins,
               adivinho pétalas nas asas das borboletas

               libertar meus pássaros,
               já engaiolei todos os seus cantos

               cortar minhas asas,
               desenhei na memória o peso de todos os voos
              
               tapar meus ouvidos,
               já gravei o cri-cri dos grilos e o marulho das ondas

               retirar minha pele,
               já senti nos ossos o hálito dos verões

               negar-me a maçã,
               já degustei o mel de todos os frutos

               apagar a lua e os vaga-lumes,
               já guardei no bolso as alegrias da infância

               queimar todos os livros,                                                                
               já decorei meu poema favorito


               tirar-me o espaço,
               construí minhas asas durante o voo

               castigar-me,
               domei a dor e tenho as rédeas do sofrimento

                privar-me dos sonhos,
                já derrotei meus moinhos de vento

                atirar-me no vazio,
                já assimilei a vertigem do abismo

                decretar o fim do pôr do sol,
                guardei na retina as tintas do ocaso

                roubar-me a paisagem,
                já inundei meus olhos com a cor dos ipês

                tapar-me os ouvidos,
                já acordei os galos para despertar as manhãs

                 privar-me das rezas,
                 já pedi a bênção aos fantasmas

                 podes abandonar-me,
                 conservo sob as unhas o cheiro da tua pele.


*Vasco Pereira de Oliveira é poeta e cronista. Ganhou os prêmios Off Flip e Prêmio Ribeirão Preto de Literatura. É autor dos seguintes livros: Alguma poesia (poemas), Fragmentos (poemas), Esse mar que navega em mim (poemas), Garrafas ao mar (crônicas) e Crônicas e aguadas (crônicas).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

http://twitter.com/Menalton_Braff
http://menalton.com.br
http://www.facebook.com/menalton.braff
http://www.facebook.com/menalton.braff.escritor
http://www.facebook.com/menalton.para.crianças