
TAPETE DE SILÊNCIO
Vivi uma boa parte de minha vida (e ainda vivo) em pequenas cidades, onde as relações são mais próximas, onde o poder é mais evidente.
Em certa ocasião, conversando com pessoa do povo sem grande compromisso com a cidade, um homem aposentado, me relatou fato ocorrido há muitas décadas, fato de que participou e que durante a vida toda foi seu segredo. Me senti seu confessor, pois, segundo ele, o fato jamais fora antes revelado a quem quer que seja.
Um crime havia ocorrido a mando do homem mais poderoso da cidade, que exigira segredo absoluto dos dez homens que haveriam de cometer o linchamento. Cautelosamente andei pesquisando o assunto entre pessoas mais jovens e ninguém me deu notícia do acontecimento. Todos o ignoravam.
Pouco tempo depois, meu aposentado partiu para as ilhas afortunadas, mas me deixou com aquela história incompleta, apenas sugerida por alguns poucos detalhes. Convivi muitos anos com a ideia do linchamento mantido em absoluto segredo na cidade. E com o tempo, a história foi ganhando os
detalhes que me faltavam, ganhando personagens comuns em qualquer cidade pequena, como o barbeiro, o farmacêutico, o dono da venda, a família do todo poderoso.
Eu já contava com o início, um desfile de peças de um circo, e o fim, o mistério que envolvia a morte do malabarista. Agora era preencher o meio, ou seja, os fatos que me transportassem do início ao fim, e tais fatos começaram a surgir na medida que ia contando a história, como geralmente acontece em uma narrativa mais longa.
Mais tarde, percebi que o verdadeiro tema do romance, além do desvendamento dos meandros do poder, era a passagem do tempo. Então resolvi transformar Tapete de silêncio em primeiro volume de uma trilogia. As gerações sucedendo-se sobre uma pequena cidade que também se transforma lentamente.
Tapete de silêncio foi publicado pela Global em 2011.
*
Nenhum comentário:
Postar um comentário
http://twitter.com/Menalton_Braff
http://menalton.com.br
http://www.facebook.com/menalton.braff
http://www.facebook.com/menalton.braff.escritor
http://www.facebook.com/menalton.para.crianças