terça-feira, 30 de janeiro de 2018

MOTIVOS

Nesta coluna, Menalton Braff revela as razões que o levaram a escrever cada um dos seus 24 livros já publicados.

TAPETE DE SILÊNCIO

Vivi uma boa parte de minha vida (e ainda vivo) em pequenas cidades, onde as relações são mais próximas, onde o poder é mais evidente.
 
Em certa ocasião, conversando com pessoa do povo sem grande compromisso com a cidade, um homem aposentado, me relatou fato ocorrido há muitas décadas, fato de que participou e que durante a vida toda foi seu segredo. Me senti seu confessor, pois, segundo ele, o fato jamais fora antes revelado a quem quer que seja.

Um crime havia ocorrido a mando do homem mais poderoso da cidade, que exigira segredo absoluto dos dez homens que haveriam de cometer o linchamento. Cautelosamente andei pesquisando o assunto entre pessoas mais jovens e ninguém me deu notícia do acontecimento. Todos o ignoravam.

Pouco tempo depois, meu aposentado partiu para as ilhas afortunadas, mas me deixou com aquela história incompleta, apenas sugerida por alguns poucos detalhes. Convivi muitos anos com a ideia do linchamento mantido em absoluto segredo na cidade. E com o tempo, a história foi ganhando os
detalhes que me faltavam, ganhando personagens comuns em qualquer cidade pequena, como o barbeiro, o farmacêutico, o dono da venda, a família do todo poderoso.

Eu já contava com o início, um desfile de peças de um circo, e o fim, o mistério que envolvia a morte do malabarista. Agora era preencher o meio, ou seja, os fatos que me transportassem do início ao fim, e tais fatos começaram a surgir na medida que ia contando a história, como geralmente acontece em uma narrativa mais longa.

Mais tarde, percebi que o verdadeiro tema do romance, além do desvendamento dos meandros do poder, era a passagem do tempo. Então resolvi transformar Tapete de silêncio em primeiro volume de uma trilogia. As gerações sucedendo-se sobre uma pequena cidade que também se transforma lentamente.

Tapete de silêncio foi publicado pela Global em 2011.

                                                                            *

Nenhum comentário:

Postar um comentário

http://twitter.com/Menalton_Braff
http://menalton.com.br
http://www.facebook.com/menalton.braff
http://www.facebook.com/menalton.braff.escritor
http://www.facebook.com/menalton.para.crianças