sexta-feira, 21 de setembro de 2018

CONTOS CORRENTES

Este conto integra a coletânea Antologia Solidária Barretos.

Vida: amores, encontros e desencontros

(Roseli Tineli)

Desencontros


Ana tinha os cabelos longos e escuros como os seus olhos. A primeira vez que a vi foi na casa de um conhecido. A camiseta dela logo me chamou atenção, tinha uma referência da minha banda favorita, e que achei ninguém que gostasse. Ela tocava baixo na banda dos meus amigos e de lá fomos para onde eles se apresentariam naquela noite.

Era mais maravilhosa do que eu pensava. Em menos de uma noite, conseguiu me conquistar mais do que qualquer outra pessoa já tenha. Perguntou se eu gostaria que me apresentasse a cidade da sua maneira, de um jeito que eu não conhecia. Respondi que sim. Então, ela me puxou e saímos para a rua. Fomos para o seu bar predileto, depois ela tentou me ensinar a cantar no karaokê do centro; claro que só passei vergonha. Ainda conseguimos passar em uma balada. Quando amanheceu, decidimos tomar café na padaria da rua dela.

Aliás, descobri que a rua em questão cruzava com a minha. Como eu não conheci aquela menina antes? Comentou comigo o quanto amava aquele endereço e que seria difícil achar um tão bem localizado novamente. Eu fiquei meio sem entender até ela contar que estava de partida para a França na próxima manhã. Não teve como disfarçar a minha cara de surpresa. Mais uma vez, eu te pergunto: Como eu não a conheci antes?


Passamos uma noite arquitetando planos que não passariam de alguns devaneios quando amanhecesse. Nos encontramos e vamos nos desencontrar, faz parte do processo – e não é necessariamente ruim. Não vou esquecer essa noite e, talvez, ainda conte dela para alguém.

Espero que ainda nos esbarremos, como as nossas ruas.

Conexão


Desci do vagão e a estação estava como de costume: lotada, cheia de pessoas diferentes e tão iguais ao mesmo tempo. Rostos indo e vindo... pensei em quantas histórias estavam ali e existem por aí que, de algum jeito, acabam se cruzando. Sai do metrô, desligada, peguei o celular e visualizei a mensagem dele: Olha para o lado.

Ele era uma dessas pessoas verdadeiramente únicas. Todo mundo é, mas só alguns conseguem assumir a sua própria verdade e abraçá-la: te apresento os que são mais de bem com a vida. É preciso muita coragem e ele tem. Naquela rua movimentada, olhei para o lado e lá estava. Chegou e me deu um abraço, perguntou como as coisas andavam. Segurava um livro que comprou enquanto me esperava; lembrei que estávamos perto de uma livraria e então decidi comprar um. Nós dois gostávamos de palavras, das mais nuas possíveis. Entrei, no meio de tantos títulos, escolhi dois.

Depois, decidimos procurar algum lugar e, enquanto descíamos aquela rua, o silêncio não apareceu por nenhum segundo. Conexão é energia, não precisa de tempo certo para surgir; de vez em quando acontece; sortudos os que conseguem compartilhar um pouco da vida com outro alguém.

Vou ser sincera: quando conversamos, tenho aquela sensação de felicidade leve que aparece quando escuto o álbum da minha banda favorita ou vou à praia no verão. Ele conhece as palavras e sabe usar as certas. Somos diferentes, não sei bem dizer como nos aproximamos, mas algumas coisas têm que acontecer, entende?

Eu não me cansaria de continuar aqui te contando, mas você já deve ter cansado. Qualquer dia, apresento os dois.

Partidas


Ir embora, talvez, seja uma maneira de se encontrar (ou achar alguma resposta) no final. Sentir o friozinho na barriga antes de embarcar, a ansiedade e imaginar o que te espera.

Estar longe de casa, ter uma razão para viajar, superar os seus próprios medos e conhecer alguma parte do mundo, seja qual for, é realmente maravilhoso. Mas, talvez uma das melhores partes é saber que temos um lugar, um porto seguro para poder voltar, ou até alguém nos esperando.

É ter um motivo. Ser feito de idas e vindas, despedidas e reencontros, chegadas e partidas.

A maior graça está em se permitir. Criar uma chance, uma possibilidade. Mas, afinal, de quê? Existem muitas respostas. De um novo caminho, conhecer alguém, se apaixonar, comer um prato diferente, andar pelas ruas, passar o seu tempo em um lugar especial e, no meio disso tudo, esbarrar com a felicidade.

Menina


Menina, transforma toda essa dor em poesia. Sinta pedacinho por pedacinho, já que agora tudo está quebrado. Você, ainda, meio sem entender nada e não sabendo o que fazer. Aceite que aconteceu, e viva o tempo que for necessário para nunca mais ter que voltar a pensar. Depois disso, vai passar. Confia em mim. Sim, eu sei que agora é difícil confiar em alguém, mas, ei! Eu estou aqui. Se estou, é porque eu me importo.

Você é maior que tudo isso, eu tenho certeza. Ainda não sabe explicar bem, mas carrega aquela dorzinha no coração. Existem muitos motivos para você sorrir ou até chorar, mas só de felicidade. Amanhã, quando você acordar, a vida vai começar a mudar: todo dia é assim.

Segura a barra, pelo menos por mais essa noite. Amanhã eu estou aí pra te fazer sorrir – lembra que essa foi a minha promessa? Tentar lhe ver sorrindo o máximo que eu conseguir. Você é importante, mesmo!


Você é incrível


A mesma sociedade que te deixa mal lhe diz que precisa se amar mais. Parece mentira, mas é triste e real. Quando você consegue ficar feliz, acordar e olhar para o espelho se amando, acaba escutando um comentário, vendo uma foto que te lembra daquele padrão, do qual ninguém realmente vai conseguir fazer parte. Isso te faz pensar que não é o bastante. É como se, toda vez que se sentisse bem, alguém virasse e falasse: ainda não é o suficiente. É complicado, doloroso.

Como se quisessem sempre te jogar para baixo e, mesmo quando você acha que tudo está bem, lhe falassem que não. Uma hora acabam te convencendo. Por favor, não! Como eu disse, é uma incansável luta, mas eu tenho certeza de que você é linda e maravilhosa. Não escute nenhuma dessas pessoas. Eu sei que é difícil lidar com tudo isso e continuar seguindo, mas não deixe nada te atingir. Nenhuma foto, revista ou padrão.

É difícil quebrar todas essas ideias que nos foram ensinadas, mas é possível e o empoderamento é um dos caminhos. Quando uma amiga sua te lembra o quanto é linda, capaz de fazer qualquer coisa que quiser e, pela primeira vez, você acredita.

Ela só está falando a verdade. Não deixe x ou y te depreciarem, nunca. Quando você percebe o seu poder, suas qualidades, ninguém mais consegue te parar. Compartilhe isso com uma amiga e mostre o quanto ela também é maravilhosa. Realmente é uma corrente. Abra os olhos e comece a espalhar isso; as coisas vão mudar.

Então, toda vez que você estiver para baixo, lembre o quanto você é incrível e única. Eu sei que tudo vai dar certo.

Apaixonar-se


Sabe aquele sentimento que surge de uma maneira tão leve e até mesmo despretensiosa? Você tenta evitar, mas não tem como. Sim, aparece devagarzinho, sem fazer muito escândalo e, agora, não quer mais que passe. Dá vontade de pegar e colocar em uma caixinha escondida debaixo da cama ou dentro do guarda-roupa, para ninguém conseguir roubar.

É aquela mensagem que a gente lê mais de uma vez e sempre “sobe” a conversa, para lembrar o quanto foi gostoso ouvir aquilo. É quando você perde o medo de passar vergonha com os clichês que todo mundo viveu pelo menos uma vez, quando gostou de alguém. É escutar uma música e lembrar de um nome.

Talvez você não saiba qual foi a última vez em que se apaixonou, mas sabe que realmente não foi a última. Estamos aí, sempre nos esbarrando e começando tudo isso mais uma vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

http://twitter.com/Menalton_Braff
http://menalton.com.br
http://www.facebook.com/menalton.braff
http://www.facebook.com/menalton.braff.escritor
http://www.facebook.com/menalton.para.crianças