terça-feira, 25 de junho de 2019

INSTINTO DE NACIONALIDADE

Na semana passada começamos a publicar, em pílulas, o texto "O Instinto de Nacionalidade – Notícia da atual literatura brasileira", de Machado de Assis.

A decisão de trazer à tona esse texto deve-se, segundo Menalton, "ao fato da análise que Machado faz da literatura de seu tempo, e os conceitos que emite, serem de enorme validade para os dias que correm - um texto que candidato algum à carreira literária pode desconhecer."

Reiteramos, então, nosso convite. Os trechos são curtos e serão publicados um a cada semana. Quem perdeu o primeiro fragmento, pode recuperá-lo aqui.

INSTINTO DE NACIONALIDADE 2

(Machado de Assis)


A juventude literária, sobretudo, faz deste ponto uma questão de legítimo amor-próprio. Nem toda ela terá meditado os poemas de Uruguai e Caramuru com aquela atenção que tais obras estão pedindo; mas os nomes de Basílio da Gama e Durão são citados e amados, como precursores da poesia brasileira. A razão é que eles buscaram em roda de si os elementos de uma poesia nova, e deram os primeiros traços de nossa fisionomia literária, enquanto que outros, Gonzaga por exemplo, respirando aliás os ares da pátria, não souberam desligar-se das faixas da Arcádia nem dos preceitos do tempo. Admira-se-lhes o talento, mas não se lhes perdoa o cajado e a pastora, e nisto há mais erro que acerto. Dado que as condições deste escrito o permitissem, não tomaria eu sobre mim a defesa do mau gosto dos poetas arcádicos nem o fatal estrago que essa escola produziu nas literaturas portuguesa e brasileira. Não me parece, todavia, justa a censura aos nossos poetas coloniais, iscados daquele mal; nem igualmente justa a de não haverem trabalhado para a independência literária, quando a independência política jazia ainda no ventre do futuro, e mais que tudo, quando entre a metrópole e a colônia criara a história a homogeneidade das tradições, dos costumes e da educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

http://twitter.com/Menalton_Braff
http://menalton.com.br
http://www.facebook.com/menalton.braff
http://www.facebook.com/menalton.braff.escritor
http://www.facebook.com/menalton.para.crianças