Immanuel Kant |
Aristóteles |
AFINAL, GOSTO SE DISCUTE?
Matheus Arcaro
Para
Immanuel Kant, sim. Tanto é que ele dedicou uma obra inteira para as questões
do gosto, a “Crítica da Faculdade de Julgar”, publicada em 1790. Para o
filósofo supracitado é possível discutir o gosto porque uma discussão é
diferente de uma disputa. Filosoficamente, uma disputa é uma batalha de
argumentos que exigem demonstrações, a fim de que uma ideia prevaleça. Uma
discussão é um processo de lapidação das opiniões, cuja finalidade é chegar a
um acordo entre as partes. Assim, não se disputa sobre o belo, porém pode-se
discuti-lo. Kant afirma ainda que a experiência estética é compartilhável e que
a beleza é
uma ideia universal da razão. Seu conteúdo e sua forma podem variar
segundo circunstâncias históricas e segundo a subjetividade dos artistas, mas o
sentimento de belo, fundamento do juízo de gosto, é universal.
Nietshe |
Partindo
das proposições kantianas, ou seja, se o sentimento de beleza é universal e
passível de partilha, por que, atualmente, vivemos uma carência de
esteticidade? Hoje em dia, se perguntássemos a uma pessoa comum o que é um
artista, provavelmente ela elencaria nomes de atores de televisão ou cantores
populares. Escritores, pintores e escultores com quase toda certeza não seriam
citados. Para este indivíduo, diferentemente da concepção Romântica, o artista
não é o gênio criador, inspirado divinamente; é alguém que realiza
performances. Por que esta percepção? Na contemporaneidade, a sociedade do
espetáculo está intrinsecamente ligada à Indústria Cultural. Com a necessidade
de fazer girar o capital, a indústria da cultura, de maneiras diversas,
distorce o conceito de beleza porque sua finalidade é atingir um número grande
de pessoas. "Onde as massas têm o poder de decidir, a autenticidade se
torna supérflua, nociva e prejudicial", sentenciou Nietzsche. Sobre este
ponto, a literatura é ilustrativa: por que livros, digamos, “palatáveis”
(autoajuda, por exemplo) vendem muito mais do que livros complexos e bem
escritos? Uma das respostas possíveis: a literatura genuína faz o leitor
tropeçar.
E não é todo mundo que está preparado para cair. Os “best sellers” são “best sellers” porque dizem o que o leitor espera. O menos preparado chama isso de “identificação” com a obra. “Puxa vida, este autor diz exatamente o que eu penso.” Não consegue perceber que o prazer da leitura está justamente em “fechar o círculo”. Este tipo de leitor jamais compreenderia Jean Paul Sartre, quando este afirmou que escrever é distanciar-se da linguagem instrumento e entrar na atitude poética, tratando as palavras como entes reais e não como símbolos estabelecidos. Seguindo o raciocínio sartreano, é lícito distinguir a linguagem: a cotidiana como “instituída” e a do escritor como “instituinte” (criadora, inventora de significações).
E não é todo mundo que está preparado para cair. Os “best sellers” são “best sellers” porque dizem o que o leitor espera. O menos preparado chama isso de “identificação” com a obra. “Puxa vida, este autor diz exatamente o que eu penso.” Não consegue perceber que o prazer da leitura está justamente em “fechar o círculo”. Este tipo de leitor jamais compreenderia Jean Paul Sartre, quando este afirmou que escrever é distanciar-se da linguagem instrumento e entrar na atitude poética, tratando as palavras como entes reais e não como símbolos estabelecidos. Seguindo o raciocínio sartreano, é lícito distinguir a linguagem: a cotidiana como “instituída” e a do escritor como “instituinte” (criadora, inventora de significações).
Não é exagero afirmar que o homem médio contemporâneo perdeu a capacidade contemplativa; mais que isso, perdeu a capacidade de distinção estética, ao ponto de colocar no mesmo balaio Ivete Sangalo e Chico Buarque. As músicas (e as artes em geral) produzidas para a massa são estruturalmente muito parecidas. Isso é facilmente explicável: a Indústria Cultural desenvolve recursos técnicos para multiplicar aquilo que é considerado o traço mais marcante da obra de arte: ser única. (é o que Walter Benjamim define como “aura”). Diz ele em seu clássico livro “A obra de arte na era da reprodutibilidade”: “Fazerem as coisas ‘ficarem mais próximas’ é uma preocupação tão apaixonada das massas modernas como superar o caráter único de todos os fatos através de sua reprodutibilidade”. O anseio da modernidade em quebrar a transcendência dos objetos artísticos que provinha de sua unicidade fez esmaecer a aura.
Novamente trago Nietzsche: "Quanto mais superior é uma coisa em seu gênero, tanto mais raramente ela é bem sucedida". Sob este viés, cai por terra qualquer discurso de “democratização da arte”. Mas, em contrapartida, tomando as palavras de Kant que atribuiu o status de partilhável à beleza, não seria válido dizer que a arte pode ser para todos, ainda mais se levarmos em conta o poder de disseminação da internet? Não é bem assim. Para penetrar nesse reino, o homem precisa de cultivo. Aquela pessoa cujo espírito é educado pelas artes é capaz de formular o juízo de gosto adequado; é capaz de compreender que a arte está muito além da utilidade e do prazer. Sim, é preciso que o indivíduo tenha instrumentos de julgamento; é preciso dar a ele possibilidade de escolha. Em termos simples: para que alguém afirme categoricamente que “pagode” seja o seu o gênero musical preferido, faz-se necessário o conhecimento de outros tipos de música, como a erudita. Afinal, a comparação é o princípio mais elementar de conhecimento, como nos mostra Platão em sua célebre alegoria da caverna: se se conhece somente as sombras, acredita-se que elas sejam toda a realidade existente.
Talvez nosso erro esteja em querer julgar com as categorias da arte algo que, de antemão, não se propõe a ser arte, somente entretenimento. Michel Teló não quer produzir um sentimento de arrebatamento em nosso ser (a mais alta função da arte, segundo Kant). Com a Indústria da Cultura, o entretenimento invadiu o terreno da arte e a distanciou muito do cidadão comum. Isso fez com que o “relativismo estético” tomasse proporções assustadoras em nossa cultura. Todavia, trilhar o caminho oposto, ou seja, estancar os limites da arte pode ser extremamente perigoso. As consequências podem variar desde o engessamento da expressão (uma espécie de totalitarismo estético) até os mais brutais massacres como o protagonizado por Adolf Hitler. Afirmava ele: "Muito tempo atrás o homem era lindo, mas a miscigenação e a degeneração poluíram a Terra." Com a fixação de "embelezar o mundo", Hitler arquitetou seu plano de "higienização da humanidade", que culminou no holocausto.
Atenuados
os dois extremos (dogmatismo e relativismo), em quais veredas, então, podemos
vislumbrar a arte? Obviamente, as respostas são inúmeras. Talvez a definição de
artista de Merleau-Ponty nos ajude. Dizia ele que o artista é aquele que fixa e
torna acessível aos demais humanos o espetáculo de que participam sem perceber.
Ou a de Fernando Pessoa, que se faz ouvir pela boca de Alberto Caeiro: “o
artista procura o pasmo essencial, que tem uma criança se, ao nascer, reparasse
que nascera deveras”. A arte pode e deve ser a manifestação da essência da
realidade que está amortecida em nossa existência diária. Contudo isso não
significar atribuir à arte um papel moralizante. A arte não deve melhorar ninguém, não deve
sequer ser agradável. Theodor Adorno toca nesse ponto ao escrever em sua
“Teoria Estética”: “À aceitação conformista da concepção corrente da obra de
arte como bem cultural agradável, corresponde um hedonismo estético que expulsa
da arte toda a negatividade para os conflitos pulsionais da sua gênese...”
A arte deve, sim, mostrar a condição humana perante a vida; mostrar o humano em todas as suas possibilidades, inclusive na esfera mais trágica e horrorosa. Parafraseio novamente Nietzsche: “Só a arte pode transformar a ideia de repugnância sobre os aspectos horríveis e absurdos da existência em representações com as quais se torna possível viver.” E ainda: “a vida só se justifica como fenômeno estético”. Sim, amigos! Homem, concomitantemente, como artista e obra de arte. A arte é um “estado de vigor animal”, a mais visceral afirmação da vida. Talvez essa “metafísica de artista” seja utópica. Mas lançada ao horizonte, tal percepção faz com que eu me mova e, mais que isso, que eu continue a respirar.
A arte deve, sim, mostrar a condição humana perante a vida; mostrar o humano em todas as suas possibilidades, inclusive na esfera mais trágica e horrorosa. Parafraseio novamente Nietzsche: “Só a arte pode transformar a ideia de repugnância sobre os aspectos horríveis e absurdos da existência em representações com as quais se torna possível viver.” E ainda: “a vida só se justifica como fenômeno estético”. Sim, amigos! Homem, concomitantemente, como artista e obra de arte. A arte é um “estado de vigor animal”, a mais visceral afirmação da vida. Talvez essa “metafísica de artista” seja utópica. Mas lançada ao horizonte, tal percepção faz com que eu me mova e, mais que isso, que eu continue a respirar.
REFERÊNCIAS
PLATÃO.
A república
KANT,
Immanuel. Crítica da Faculdade de Julgar
NIETZSCHE,
Friedrich. O nascimento da tragédia
_________________.
Assim falou Zaratustra
ADORNO,
Theodor. Teoria Estética
BENJAMIM,
Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade
SARTRE,
Jean Paul. O que é a literatura?
CHAUÍ,
Marilena. Convite à Filosofia
Mais um texto que nos alimenta a mente, Menalton.
ResponderExcluirLanço-te uma outra questão que, inclusive, discuti hoje com alguns alunos: "aquilo que dizemos gostar, ser do nosso gosto, gostamos mesmo ou somos levados, manipulados a gostar?"
Se somos manipulados e não percebemos, não gostamos, não temos gosto. Trata-se de uma ilusão.
Agora quando a ARTE realmente se manifesta em nós, quase por efeito epifânico, acho que aí sim começamos a construir o nosso próprio gosto.
Mas aceitemos, atravessar a estrada que nos leva à arte nos é exigido sensibilidade e inteligência, e não me parece que essas duas damas andam com frequência por aí.
O horizonte da contemporaneidade é pragmático, passando rapidamente das máximas universais às aplicações particulares que interessam de perto ao mercado. No universo cerrado de produção e circulação de mercadorias, como aparecem os seres humanos e as obras de arte? São instrumentos propícios à criação de riquezas. A ratio calculante não se prende a indagações que correriam o risco de resvalar para o solo fugidio da metafísica. Daí a “lógica de ferro” de uma época que legitima o “fundamentalismo de mercado”. Sem lucro ( e sem logro) a arte e as pessoas de nada valem.
ResponderExcluirOlá! Muito boas as discussões!
ResponderExcluirAcrescento aqui o trecho que o Menalton postou em posts atrás citando Adorno:
"“Todas as obras de arte, e a arte em geral, são enigmas; isso desde sempre irritou a teoria da arte (...) É impossível explicar a broncos o que é a arte; não poderiam introduzir na sua experiência viva a compreensão intelectual. Está neles tão sobrevalorizado o princípio de realidade que interdiz sem mais o comportamento estético (...) Perante o ‘Para quê tudo isso?’, perante a reprovação da sua real inutilidade, as obras de arte emudecem total e irremediavelmente.”
Teoria Estética, Theodor Adorno
O homem está tão preso ao "princípio de realidade" pois perdeu a capacidade de sonhar. Ou, olhando um pouco além, não todos os humanos aptos a sonhar, pois sonhar (aí entrando na psicanálise) é o prenúncio do "pensar". E aqui não digo pensar como um "raciocinar", "conjecturar", "imaginar", e sim como o "pensar-'Eureka'", aquilo descobre outros níveis de realidade.
Toda a Cultura existente nos dias de hoje, embolora a capacidade do ser humano de pensar.
Abrs!
Excelente artigo.
ResponderExcluirAbraços