sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

CONTOS CORRENTES

O pior conto do mundo
(Alice Sampaio)

Amigos são pra essas coisas. Não precisa se emocionar. Nem me agradecer. Vim aqui pra ajudar. Não se preocupe em me recompensar depois. Só quero que você fique logo boa, assim tipo levanta, sacode a poeira e dá volta por cima.

Fique tranquila. Já entendi que você está agradecida, não precisa apertar minha mão. Se sentir algo diferente, por favor me avise. É só falar. Não consegue, claro, desculpe. É só me avisar com um gesto ou um olhar. Para bom entendedor, meia palavra basta.  Seu filho me pediu pra ficar ligada em você. Não vou arredar pé daqui.

Lembra daquele nosso chefe baixinho? Seu médico parece com ele. Você reparou? A cara de um, o focinho do outro. Só um minuto. Entrou mensagem no WhatsApp. Mas não se preocupe. Tô aqui com um olho na chave e outro na fechadura. Nada vai te acontecer. O que tá difícil mesmo é aguentar esse aperto na minha mão. Não precisa disso, criatura, não precisa me agradecer.  Fique tranquila, eu já entendi. Quando você ficar boa, me convida pra jantar num restaurante bacana.  Pronto. Uma mão lava a outra e as duas lavam os pés. Tranquila. Pare de agitar a cabeça. Assim não consigo ler a mensagem.

Ok, respondido. Mas como eu ia dizendo, não se agite, tudo vai passar e depois da tempestade vem a bonança. Vamos lá, solte minha mão. Estou ficando com dor na coluna de tanto me envergar. Respire fundo e acredite: quem espera sempre alcança. Pense também que Deus dá o frio conforme o cobertor. Se estamos passando por isso, é porque dá pra aguentar.

Não. Não faça assim. Fique quietinha, a noite é uma criança. Vamos lembrar dos velhos tempos. Sabe Ronaldo? Reapareceu do nada e queria que eu saísse com ele. Você acha? Eu, hiem! Quem vive de passado é museu. Tá velho, gordo e careca. Foi depenado pela ex-mulher.

Amiga, não tá nem ouvindo o que eu digo, né? Só quer apertar minha mão. Relaxe. Já disse que daqui não arredo pé. Quem tem amigos tem tudo. Opa, outra mensagem no grupo da academia.  O pessoal
vai sair pra tomar chopp. Quem sabe eu dou uma saidinha rápida enquanto você dorme? Não, prometi a seu filho que não ia nem no banheiro. E não vai dar mesmo, né? você não larga minha mão....

Deus do céu, seu filho não me avisou que era assim. Eu podia ter trazido uma luva grossa pra aguentar melhor esse aperto. Amiga, pegue leve, tá começando a machucar. Espera um pouco. Hahahahaha! Já descobriram o caso de Mirela com Bruno. Vai dar um bode! Queria estar lá no bar agora. A mulher dele já sabe. O marido dela ainda não. O corno sempre é o último a saber. Não queria estar na pele deles. Mas também, foram fazer fofoca com a vida de Antônio. Quem tem telhado de vidro não joga pedra na casa do vizinho.

O que foi? Está apertando com muita força. Vai quebrar minha mão. Não precisa ter medo, querida, vaso ruim não quebra. Que cara é essa, amiga? Tá sentindo muita dor? Ai, meu Deus, piorou. Devia ter trazido o rivotrio. Vou chamar a enfermeira. Aguente firme. Solte a minha mão. Ela vai te dar um remedinho pra dormir. Não quer que eu vá? Mas como vai ser? Não tem nenhum remédio por aqui. E você sabe, ninguém toca flauta e chupa cana ao mesmo tempo. Ou você solta, ou não consigo ir.

Tá vendo? Já começou a tossir. Tá ficando roxa.  Brincadeira tem hora, amiga, assim você me assusta. Vamos, relaxe: dorme neném que a cuca vem pegar... Isso, respire fundo que passa... tudo passa, né, miga?... ops, cochilei ....Olha, tá se acalmando. Finalmente. Ufa! Agora sim. Não ouço mais nem a respiração. Isso. Boa menina. Quietinha. Vou apagar a luz. Vamos dormir que amanhã é outro dia. E Deus ajuda quem madruga. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

http://twitter.com/Menalton_Braff
http://menalton.com.br
http://www.facebook.com/menalton.braff
http://www.facebook.com/menalton.braff.escritor
http://www.facebook.com/menalton.para.crianças