terça-feira, 21 de agosto de 2018

BOLERO DE RAVEL É TEMA DE TEXTO ACADÊMICO

O texto a seguir é um fragmento do livro "Domício da Gama e o Impressionismo literário no Brasil", de Franco Baptista Sandanello, editado pela EDUFMA.

Século XXI: os desdobramentos contemporâneos de Menalton Braff


O perceptivismo imediatista de Adelino é revisto pela prosa contemporânea de Menalton Braff ¹ que, em Bolero de Ravel (2010), elabora uma relação como que negativa com o elemento visual, mediada por um narrador mal ajustado á vida e para quem o contato com o mundo exterior, simbolizado pela luz, constitui o maior dos males.

Seu enredo, como de praxe em narrativas impressionistas, pode ser sintetizado em poucas palavras: Adriano, homem de 35 anos sustentado pela família, vê sua vida entrar em crise ao perder seus pais em um acidente de carro.

Sua irmã, Laura, advogada como o pai e orgulho da casa, demanda metade de sua herança, ou, ao menos, que o irmão trabalhe e arque com suas próprias despesas. O resultado é desastroso, pois Adriano não consegue adaptar-se ao trabalho, horrorizado pela vida fora do quarto:

Abro os olhos como se fosse começar a viver outra vez. Abro com a vaga esperança de que ainda não saí de um sonho mal, por isso abro apenas uma fresta, com medo de que haja luz no quarto, e que a luz me fira como vem acontecendo ultimamente toda vez que abro os olhos. meu corpo quente muda de posição, protegendo-me, depois de ter visto a mancha clara do dia que nasce molhado nas trinchas da veneziana. (BRAFF, 2010, P. 19)

Nesta atmosfera de meia luz, o tempo torna-se relativo, submergindo-se em meio aos pensamentos do narrador: "A claridade escassa pode ser do dia que nasce. Ou morre. Vejo na parede o quadrilátero da janela com vestígios de uma luz azulada, mas que janela é esta que não vejo e não significo?" (idem,
p. 27) Tal fuga do mundo e do fluxo temporal decorre de um processo de ressignificação das sensações, que, de maneira quase bergsoniana, constata o sofrimento de Adriano no tempo que se esvai, "pois é nele que transcorre. Sofrimento existe na duração; a sucessão dos instantes" (idem, p. 39) O confronto com o mundo passa por um drama existencial em crescendo, atento unicamente ao fluir das sensações, comprometidas pela ausência de contato interpessoal: "A medida que vou apagando as luzes da casa, vou mergulhando sem remédio em uma nuvem de tristeza. Sou o último a me deitar e isso está muito perto de significar que sou o único" (idem, p. 58)

Ademais, a aversão do narrador à vida comum   à luz e às cores   estende-se também aos sons. Tal qual numa repetição do Bolero de Maurice Ravel², que dá ensejo ao título da obra, Adriano revive o passado cíclica e obsessivamente, temeroso de deparar-se com o presente: "Não quero me sentir responsável por ato nenhum. Então me anulo tanto quanto posso. Passo em silêncio pelo corredor, porque o silêncio está mais próximo do nada onde o ruído vai dar existência aos seres." (idem, p. 25) Trata-se, pois, de um lento "processo de esfacelamento da personagem" (COSTA E SILVA, 2015, p. 156, grifos da autora), cujo eixo que liga a reflexão temporal ao nada existencial do narrador é de origem edípica, decorrendo do carinho superprotetor da mãe. Iara, pianista que, em vida, envolve o filho numa redoma de afeto e ajuda-o a isolar-se do mundo ( enquanto "yára" ou "senhora" de sua vida), tocando-lhe músicas ou dando-lhe CDs para que se sinta bem, é aquela que rouba as cores e os sentidos do mundo:

Às vezes, depois de uma longa escuta, eu abria os olhos, frestas mínimas, e via minha mãe de costas, mas era uma sensação holística que me atingia. Eu a via completa, transvista. [...] Ao começarem a dedilhar as teclas do piano, seus dedos pareciam roubar o que lhe restava de cor no rosto. [...] O primeiro CD que ela me deu foi o Bolero, de Ravel, porque eu sempre pedia a ela que tocasse o arranjo para piano, de que nós dois gostávamos. Aquele motivo repetido obsessivamente, a frase que  permanecia quando parecia ter sumido, o modo como aos poucos tudo crescia, tomava conta de meus sentidos até a apoteose final. Tudo isso era o modo como eu saía do tempo, me ausentava do mundo para ter existência apenas na música (idem, p. 73-74)

Desta forma, a composição do romance efetua-se de maneira imbricada à peça indicada por Ravel, "regida pela gradação progressiva que vai da menor à maior intensidade dramática, da menor à maior quantidade de instrumentos, da menor à maior estridência dos sons à qual se segue um abrupto silêncio." (FRANCO JR, 2013, p. 189) A alternância de eventos passados e presentes, sob duas frentes distintas   a saber, a repetição edípica da música de Ravel, entendida enquanto fuga ao fluxo do tempo pelo recolhimento ao afeto materno³, e a aversão de Adriano ao mundo exterior, ou a tudo que não diga respeito à mãe   incide numa mesma expectativa frustrada de reabilitação social do protagonista, que é adiada capítulo a capítulo, tornando previsível ao leitor o movimento de sua decadência, rumo à loucura. Neste sentido, Bolero de Ravel  perfaz a caracterização de uma personagem típica de uma obra impressionista:

Personagens da ficção impressionista encontram-se muitas vezes isolados de suas famílias, amigos e da sociedade em geral, porque cada um vê seu cantinho do mundo de maneira bastante diversa. Cada um percebe um vasto e oculto mundo como imediatamente inacessível, através de muitas falhas de percepção. O isolacionismo militante leva o mais das vezes para um individualismo farisaico, e, não obstante, o desejo pela comunicação humana, a partir de múltiplas perspectivas, acarreta a confusão e a perda da individualidade. E isso se torna um tema central na ficção impressionista (STOWELL, 1980, p. 29-29) 
    
De qualquer forma, esse "efeito criado pelo romance, essa expectativa implica o leitor, obrigando-o a reconhecer-se parte integrante do mundo recusado por Adriano." (FRANCO JR, 2013, p. 195) Com isso, a leitura de Bolero de Ravel parece dividir duas tendências de leitura: uma imediatista de negação das razões de Adriano, em favor de Laura: e , de maneira inversa, outra de distanciamento da visão "exterior" aos dramas existenciais de Adriano, em favor da simples cooptação. Em todo o caso, estão nítidos os traços de um típico "unreliable narrator" (BOOTH, 1968, p. 158), que deixa entrever marcas da fraqueza de seus argumentos, muito embora deixe marcado o valor humano de seu drama pessoal.

Em suma, apesar de uma mudança de "tom" perante um romance como Moça com chapéu de palha - que deixa de incidir sobre o material tátil e sobre a referência direta ao meio da pintura para adentrar o impressionismo literário na "atomização do mundo" que sua visão mais íntima pressupõe (KRONEGGER, 1973, p. 39)   Bolero de Ravel constitui vedadeiro avanço, dentro do conjunto da obra de Menalton Braff, rumo a uma reavaliação madura da herança do impressionismo literário no Brasil.

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1 - Outros exemplos de experimentações impressionistas em sua obra, não comentados no corpo do capítulo, são Na Teia do Sol e, sobretudo, Moça com chapéu de palha. Aliás, parece escusado assinalar o claro intertexto do título do romance com o quadro de Renoir, "Jeune fille au chapeau de paille" (que por sua vez dialoga com o quadro homônimo de Rubens). Para uma maior discussão acerca da presença do impressionismo em Braff, cf. Costa e Silva (2015, p. 74-76) e Beleboni (2007).

2-  Parece escusado lembrar que Maurice Ravel é considerado por muitos um compositor impressionista, herdeiro da música de Claude Debussy. Cf Moser (1952); Jarocinski (1971); Fleury (1996).

3- O desejo edípico do narrador para com sua mãe estende-se, aliás, à irmã odiada/ amada laura, a quem surpreende certa vez saindo do chuveiro e dedica, desde então, um respeito dúbio ( "Não acredito que haja maior perfeição do que o corpo desde então gravado na minha memória" (BRAFF, 2010 p. 90)).

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