terça-feira, 23 de julho de 2019

INSTINTO DE NACIONALIDADE

Em  16 de junho, iniciamos a publicação, aqui no blog, do texto "O Instinto de Nacionalidade – Notícia da atual literatura brasileira", de Machado de Assis. Dividimos o texto em fragmentos curtos, que podem ser lidos em qualquer intervalo de tempo. 

Menalton tomou esta decisão porque, em sua opinião, "a análise que Machado faz da literatura de seu tempo e os conceitos que emite são de enorme validade para os dias que correm - um texto que candidato algum à carreira literária pode desconhecer."

Hoje chegamos ao sexto fragmento. Quem perdeu os cinco primeiros  pode recuperá-los a seguir:

Fragmento 1
Fragmento 2
Fragmento 3
Fragmento 4
Fragmento 5


INSTINTO DE NACIONALIDADE - FRAGMENTO 6

O mesmo acontece com os seus dramas, nenhum dos quais tem por teatro o Brasil. Iria longe se tivesse de citar outros exemplos de casa, e não acabaria se fosse necessário recorrer aos estranhos. Mas, pois que isto vai ser impresso em terra americana e inglesa, perguntarei simplesmente se o autor do Song of Hiawatha não é o mesmo autor da Golden Legend, que nada tem com a terra que o viu nascer, e cujo cantor admirável é; e perguntarei mais se o Hamlet, o Otelo, o Júlio César, a Julieta e Romeu têm alguma coisa com a história inglesa nem com o território britânico, e se, entretanto, Shakespeare não é, além de um gênio universal, um poeta essencialmente inglês. Não há dúvida que uma literatura, sobretudo uma literatura nascente, deve principalmente alimentar-se dos assuntos que lhe oferece a sua região; mas não estabeleçamos doutrinas tão absolutas que a empobreçam. P6

Nenhum comentário:

Postar um comentário

http://twitter.com/Menalton_Braff
http://menalton.com.br
http://www.facebook.com/menalton.braff
http://www.facebook.com/menalton.braff.escritor
http://www.facebook.com/menalton.para.crianças