Já estão adiantados os trabalhos de edição, pela Reformatório, de "Além do Rio dos Sinos" - o novo romance de Menalton Braff. Enquanto o livro não fica pronto, você podem sentir o gostinho por meio das informações que estamos veiculando aqui no blog. No sábado passado, postamos o texto da "orelha". Hoje é a vez da sinopse.
SINOPSE
O romance Além do rio dos Sinos foi concebido em uma viagem que minha mulher, a Roseli, e eu empreendemos à terra em que nasceram meus pais e que, na infância, visitávamos com frequência. Ouvi muitas histórias sem intenção de receptor tampouco do emissor. Não havia literatura em nossas conversas, apenas vida, sangue, sofrimento, às vezes superação.
O espaço é o que se pode chamar de o Rio Grande do Sul profundo, uma região pobre, habitada por pessoas rígidas, quase empedradas como empedrados são os morros íngremes da região. Pecuária ali não existe, agricultura é quase impossível, mas aquela gente sobrevive com o pouco que arranca da terra no estreito intervalo entre as rochas gigantescas.
O sonho de muito montanhês é conquistar recursos para descer à várzea, que também não é grande coisa, contudo infinitamente melhor que os morros em que vegetam. É uma região esquecida, ninguém fora dali conhece a dureza daquele povo, que teima em sobreviver. Uma região sem mídia porque sem glamour. Uma região a que o ufanismo gauchesco simplesmente vira as costas. Aquilo que se costuma esconder debaixo do tapete.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
http://twitter.com/Menalton_Braff
http://menalton.com.br
http://www.facebook.com/menalton.braff
http://www.facebook.com/menalton.braff.escritor
http://www.facebook.com/menalton.para.crianças